A tentativa da Microsoft de convencer as autoridades reguladoras de mercado a aprovarem a proposta de aquisição da Activision Blizzard tem levado a empresa assumir, ainda que nos bastidores, uma posição de fragilidade do Xbox ante ao principal concorrente, o PlayStation.
Um documento da Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) tornado público nesta quarta-feira menciona que a dona do Xbox afirmou que o PlayStation tem mais que o dobro dos usuários ativos mensais (MAUs) do Xbox em todo o mundo. O número exato dos usuários ativos de cada plataforma não foi mencionado, mas globalmente o PlayStation 5 atingiu recentemente 32 milhões de unidades vendidas.
As fabricantes também abriram à CMA seus dados de market share global, que mostram o Xbox com algo entre 10% a 20% do mercado, ante 40% a 50% do PlayStation e 30% a 40% da Nintendo. Especificamente no Reino Unido, região de competência da CMA, a participação do Xbox no mercado seria de 20% a 30%, a mesma faixa da Nintendo, enquanto o PlayStation teria de 40% a 50%.
É importante lembrar que os negócios do Xbox não ficam restritos aos consoles e também envolvem o PC, onde a Microsoft oferece serviços como o Xbox Game Pass e sua loja de jogos.
Em sua conclusão provisória divulgada hoje, a CMA se opôs à conclusão da compra da Activision Blizzard pela Microsoft e propôs que as duas não incluam Call of Duty no negócio, caso queiram encerrar logo o impasse.
Recentemente a diretora de comunicações da Activision Blizzard, Lulu Cheng Meservey, chamou a atenção da reguladora americana FTC sobre as qualidades da série de TV de The Last of Us, chamando-a de um “verdadeiro blockbuster”.
“O talento e a propriedade intelectual da Sony em jogos, TV, filmes e música são formidáveis e verdadeiramente impressionantes”, comentou a executiva em suas redes sociais. “Não é de admirar que eles também continuem a dominar como líderes de mercado para consoles”.
“A FTC se opôs ao acordo Microsoft-Activision Blizzard, alegando que a Microsoft poderia ‘suprimir a concorrência’ de consoles rivais, alavancando os jogos da Activision. Parece que há alguma preocupação de que a posição da Sony como líder de mercado possa ser prejudicada por este acordo”, comentou Meservey.