Tendo deixado a Sony e o PlayStation no final do ano passado, após uma carreira de mais de 30 anos, Shuhei Yoshida agora está lembrando de alguns de seus grandes feitos, entre eles o salvamento de The Last Guardian, uma das três obras-primas do chamado “Team Ico”.
Falando ao IGN durante o Taipei Game Show de 2025, Yoshida contou sobre os desafios do desenvolvimento de The Last Guardian e a decisão de manter o projeto vivo após muitos problemas e quase uma década de esforço.
The Last Guardian começou a ser desenvolvido pra valer em 2007, dois anos após a equipe de Fumito Ueda concluir o lançamento de Shadow of the Colossus no PS2. Vítima da grande ambição do designer, que não combinava com as limitações do hardware do PS3, o jogo rodava a uma taxa baixíssima de quadros por segundo, entre 10 e 15 fps, no PS3, mesmo após muitas otimizações e ajuda dos melhores engenheiros de software da Sony.
Sem alternativas para conseguir um desempenho mais favorável, restava ao “Team Ico” saltar a geração do PS3 e migrar o projeto para o PS4, que seria lançado no final de 2013.
Segundo Yoshida, a decisão mais comum para uma editora naquela situação seria cancelar o jogo, mas o prestígio de Ueda o fez seguir um caminho diferente e bancar o projeto por mais alguns anos.
Em consideração aos fãs do “Team Ico” e sendo ele próprio um grande admirador de Ico e Shadow of the Colossus, Yoshida decidiu que “o fracasso não era uma opção” e encorajou a equipe a continuar. “Aconteça o que acontecer, temos que lançar! Vamos dar o nosso melhor para fazer isso acontecer”, teria dito ele na época.
A salvação de The Last Guardian não foi algo corriqueiro para a Sony, que naquela época já estava desmontando suas equipes de desenvolvimento que formavam o PlayStation Japan Studios. O próprio “Team Ico” precisou ser desmantelado em 2011, mas felizmente Ueda criou um novo estúdio – o genDesign – com o programador-chefe de Ico e Shadow of the Colossus, Jinji Horagai, e outros membros da equipe que puderam concluir o trabalho em cooperação com a Sony.
Agora atuando como estúdio independente, mas apoiado pela Epic Games, o genDesign anunciou em dezembro seu novo jogo com um breve trailer teaser, que mostra um cenário apocalíptico e um jovem escalando um enorme robô.