Shuhei Yoshida, o ex-produtor e presidente do que já foi chamado de Sony Worldwide Studios, anunciou que deixará a Sony Interactive Entertainment em 15 de janeiro de 2025, depois de ajudar a fundar a empresa na década de 1990 e acompanhá-la por mais de 30 anos.
Carismático, ativo nas redes sociais e uma figura muito querida na comunidade, Yoshida talvez seja o último membro fundador do PlayStation ainda ativo. Sua saída, portanto, marca uma nova era justamente um mês após as comemorações do 30º aniversário da PlayStation no começo de dezembro.
O atual chefe de jogos independentes da Sony Interactive Entertainment deixará a empresa aos 60 anos, mas não pretende se aposentar, nem mudar de ramo. Yoshida disse que espera ainda poder contribuir de uma forma ou de outra para a indústria de videogames, principalmente para levar sua experiência aos independentes.
“Estou no PlayStation desde o início, há 31 anos. E quando cheguei aos 30, disse para mim mesmo: hmm, talvez seja hora de seguir em frente. Você sabe, a empresa está indo muito bem. Adoro o PlayStation 5, adoro os jogos que saem nessa plataforma. E há uma nova geração de líderes que respeito e admiro. Estou muito animado com o futuro do PlayStation. Então, você sabe, o PlayStation está em muito boas mãos. Eu disse para mim mesmo: ok, é a minha vez”.
Yoshida ingressou na Sony Interactive Entertainment, então conhecida como Sony Computer Entertainment, quando este ainda era um departamento liderado pelo criador do PlayStation, Ken Kutaragi. Na época, esta equipe tentava aproveitar a tecnologia criada para um hardware hábil em gráficos 3D que a Sony forneceria à Nintendo, caso a parceria não tivesse ido por água abaixo.
Shuhei Yoshida relembra as memórias daquela época: “Entrei para a equipe de Ken Kutaragi em fevereiro de 1993, enquanto eles ainda estavam desenvolvendo o PlayStation original. A equipe de Ken era formada por engenheiros, todos eram engenheiros. Fui a primeira pessoa não técnica a juntar-se à equipe, pois a Sony Corporation, na altura, começava a planear o lançamento do PlayStation no mercado. Foi há 31 anos. A equipe de Ken estava cuidando do desenvolvimento, e havia outra equipe da Sony Music Entertainment Japan fazendo jogos para o Super Nintendo, bem como outra pequena equipe se preparando para fazer jogos para o PlayStation. Essas duas equipes se fundiram, a equipe de Ken sob a Sony e a equipe de Sato-san sob a Sony Music Entertainment Japan, para criar a Sony Computer Entertainment em novembro de 1993. Quando a empresa foi estabelecida como uma joint venture, realizamos uma festa e todos estavam em um quarto de hotel (risos). Lembro que éramos cerca de 80 no total. Éramos muito pequenos”.
Yoshida foi encarregado de contatar editores e desenvolvedores japoneses, fazendo ligações e marcando reuniões na esperança de que eles criassem jogos para o PlayStation. Uma tarefa que se revelou muito complicada no início, pois o projeto da Sony foi apresentado numa altura crucial em que os estúdios ainda não estavam convencidos da necessidade de mudar do 2D para os jogos 3D. Ironicamente, seria o lançamento de Virtua Fighter da Sega nos arcades que abriu os olhos das editoras da época e fizeram muitas delas começar a levar a sério o projeto de Ken Kutaragi.
Em seguida, Yoshida atuou como produtor executivo em uma safra de títulos que definiram a marca PlayStation em sua primeira geração, como Gran Turismo, Crash Bandicoot e Ape Escape. Anos mais tarde, em maio de 2008, ele se tornaria presidente dos estúdios de desenvolvimento interno, SCE Worldwide Studios. Sua popularidade cresceu a partir de a geração PS4, quando a personalidade afável contrastava com figuras mais discretas e sisudas, como Ken Kutaragi e Jack Tretton.
O estilo aberto e próximo ao público gamer de Yoshida também rendeu momentos curiosos, como quando ele próprio admitiu ter errado feio ao dizer que Demon’s Souls era um jogo tão ruim que nem merecia ser lançado no Ocidente.
Questionado sobre sua lembrança favorita de seu tempo no PlayStation, Yoshida citou o sucesso de Journey da thatgamecompany. “Uma vez, algo que realmente se destacou na minha memória como sendo muito, muito especial foi quando Journey ganhou o Jogo do Ano. Journey foi distribuído pela PlayStation Network. Era um jogo pequeno, disponível apenas digitalmente. Você pode completar o jogo em cerca de três horas. Mas este jogo ganhou o prêmio de Jogo do Ano em todos esses títulos AAA, acho que pela primeira vez na indústria… O criador Jenova Chen deu uma palestra no encontro, onde falou sobre uma carta que recebeu de uma jovem. que havia perdido o pai. Enquanto brincava, ela pensou nele e encontrou forças para seguir em frente com sua vida. Todo o público se levantou e toda a sala se encheu de felicidade e de uma sensação incrível: esse joguinho teve um impacto tão grande na vida das pessoas”.
Desde 2019, Yoshida está à frente do departamento do PlayStation responsável pelos jogos independentes.