Recém-listado na bolsa de valores, o estúdio coreano Shift Up apresentou bons resultados financeiros para o ano de 2024 e está confiante de que poderá ter um 2025 ainda melhor graças ao lançamento de Stellar Blade no PC.
Durante uma sessão de perguntas e respostas após a apresentação dos resultados de 2024, os executivos do estúdio afirmaram que têm a expectativa de vendas melhores de Stellar Blade no PC, apesar do jogo para PS5 ter sido um grande sucesso, com mais de um milhão de cópias vendidas nas semanas logo após o lançamento. Isto porque o mercado de PC é maior que o do PS5, inclusive na Coreia do Sul, onde o jogo atrai mais mídia e interesse do público.
“No mercado de jogos AAA, os dispositivos para PC têm uma participação de mercado maior do que os consoles, então esperamos que o desempenho da versão para PC exceda o da versão para console”, disse a empresa. “Estamos observando tendências como a expansão significativa do mercado de jogos de ação para um jogador na indústria de jogos asiática”.
“Identificamos e analisamos casos bem-sucedidos e de baixo desempenho de exclusivos de console lançados no PC e estamos nos preparando para lançar o jogo de uma forma que garanta sucesso contínuo no mercado de PC”.
O Shift Up também afirma ter tomado os cuidados para que o jogo rode sem problemas em PCs portáteis, como o Steam Deck ou o Asus ROG Ally.
Em seu primeiro relatório financeiro anual, o Shift Up relatou receita de 219,8 bilhões de wons (150 milhões de dólares), lucro operacional de 148,5 bilhões de wons (100 milhões de dólares) e lucro líquido de 142,6 bilhões de wons (97 milhões de dólares). Esses resultados representam um aumento de mais de 30% em relação a 2023 por dois bons motivos. Uma delas é que Goddess of Victory: Nikke ainda rendeu muito dinheiro em 2024, embora a receita do jogo gratuito tenha caído 7%, para 145,8 bilhões de wons (US$ 102,4 milhões). O Shift Up observa que, apesar da “competição estar se tornando muito acirrada”, Goddess of Victory: Nikke conseguiu manter sua base de jogadores por meio de vários eventos e colaborações (incluindo Re:Zero e Evangelion). O estúdio admite que algumas atualizações não atingiram as metas, mas a perspectiva é otimista: 2025 marcará o lançamento do jogo na China.
O que fez a diferença no relatório anual da Shift Up foi, claro, o lançamento mundial de Stellar Blade em abril, em parceria com a Sony. Os royalties gerados pelo jogo estão em 62,8 bilhões de wons (US$ 50 milhões) durante todo o ano. Este é o valor repassado ao Shift Up após a Sony cobrir seus investimentos no jogo.
Além do lançamento de Stellar Blade no PC, o Shift Up está trabalhando em seu próximo jogo AAA, codinome Project Witches. Este, que não será lançado antes de 2027, está sendo desenvolvido em consoles, celulares e PC.