Com vendas ainda em trajetória ascendente, o PlayStation 5 ultrapassou a marca de 80 milhões de consoles vendidos em todo o mundo. O número atualizado foi divulgado pela Sony na apresentação de seus resultados do primeiro trimestre fiscal, de abril a junho de 2025.
Embora um declínio nas vendas não fosse desconsiderado nesta fase do ciclo, já que o PlayStation 5 está se aproximando do quinto ano de existência, os números divulgados pela Sony mostram que não apenas o hardware, mas todo o negócio, está crescendo. No primeiro trimestre do atual ano fiscal, foram vendidos 2,5 milhões de unidades do PS5, um pequeno aumento em comparação com os 2,4 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre de 2024.
No geral, foi mais um trimestre de crescimento para o PlayStation 5, com a maioria dos indicadores apresentando tendência de alta. As vendas de jogos cresceram 23% em relação ao ano passado, passando de 53,6 milhões de unidades para 65,9 milhões de unidades no trimestre. E mesmo as vendas dos jogos first-party, que foram escassos, aumentaram em 15%, de 6 milhões de unidades para 6,9 milhões de unidades.
As vendas de jogos em formato digital seguem crescendo em comparação com a mídia física, e agora estão em 83%, acima dos 80% do primeiro trimestre de 2024. O último trimestre do PS5 foi marcado pelo lançamento de jogos como Elden Ring: Nightreign, Clair Obscur: Expedition 33, Death Stranding 2: On the Beach, Forza Horizon 5, The Elder Scrolls 4: Oblivion Remastered, DOOM: The Dark Ages e Indiana Jones e o Grande Círculo.
O número de usuários ativos mensais (MAUs) na PlayStation Network também cresceu em comparação com o primeiro trimestre de 2024. Foram 123 milhões de MAUs no trimestre, 6% a mais que os 116 milhões do ano anterior.
O PlayStation continua sendo, de longe, o negócio mais lucrativo da Sony Corporation, que, no geral, gerou receita de ¥ 2.621,6 bilhões (aproximadamente US$ 17,7 bilhões, um aumento de 2%), com uma receita operacional de ¥ 340 bilhões (aproximadamente US$ 2,3 bilhões, um aumento de 36%) – uma margem de 13%. O PlayStation foi responsável por uma receita de ¥ 936,6 bilhões (aproximadamente US$ 6,3 bilhões, um aumento de 8%), enquanto o lucro operacional chegou a ¥ 148 bilhões (aproximadamente US$ 1 bilhão, um aumento de 127%).
Com os resultados do trimestre tendo superarado as expectativas, a Sony elevou ligeiramente sua projeção anual, apesar da incerteza em torno das taxas alfandegárias e do adiamento do lançamento de Marathon. Para o ano fiscal de abril de 2025 a março de 2026, a Sony estima receitas de ¥ 20 bilhões (aproximadamente US$ 135,5 milhões) da divisão de jogos e serviços de rede, com base nas “fortes tendências atuais de engajamento”.
“O engajamento do usuário manteve seu forte impulso, com o número de usuários ativos mensais aumentando 6% em relação ao ano anterior em junho e o total de horas jogadas no PlayStation no primeiro trimestre fiscal de 2025. Com base nas fortes tendências atuais de engajamento, elevamos nossa projeção de lucro operacional”, anunciou a empresa.