O veterano Glen Schofield, ex-diretor da franquia Call of Duty no Sledgehammer Games e criador de Dead Space, afirmou estar “imensamente preocupado” com o rumo atual da série de tiro em primeira pessoa após a aquisição da Activision pela Microsoft.
Em entrevista recente ao site VGC, Schofield criticou o estado das principais franquias sob grandes corporações e expressou dúvidas sobre o impacto da nova gestão no futuro da marca.
“Olhe para o que está acontecendo com Gears of War, onde está Halo… você entende o que quero dizer?”, disse Schofield. “Você observa empresas como a EA e pensa: onde estão os jogos Strike? Há tantas séries que simplesmente caem no esquecimento. Infelizmente, quando você é assimilado por uma dessas gigantes, acaba adotando parte dos seus traços. E eu imagino que o sistema de bônus da Activision, que sempre foi um grande motivador, agora tenha sido substituído — e isso muda tudo”.
Schofield também atribuiu a queda de qualidade nos jogos recentes da franquia à saída de desenvolvedores-chave, incluindo ele próprio. “Odeio dizer isso, mas desde que saí do Sledgehammer, nenhum dos jogos tem sido realmente bom. Modern Warfare (2023), por exemplo, foi nota 50. Eles ainda vendem bem, claro, mas não têm mais a mesma alma. Sempre me pergunto: por que tiraram aquela pessoa dali? Raramente isso dá certo”.
O desenvolvedor relembrou seus tempos de auge na indústria, quando liderou projetos de sucesso na EA e na Activision. “Tive sorte de trabalhar no auge da EA. Era um verdadeiro quem é quem da indústria. E quando cheguei à Activision, fiz Modern Warfare 3 (2011) — o último Call of Duty a vencer o prêmio de Jogo de Ação do Ano. Meus outros dois também foram indicados. Mas agora… você não vê mais isso”.
Nos últimos anos, Schofield também enfrentou desafios fora da franquia que o consagrou. Após fundar o estúdio Striking Distance em parceria com a Krafton, lançou The Callisto Protocol em 2022 — um sucessor espiritual de Dead Space que acabou decepcionando em vendas. Ele deixou o estúdio voluntariamente no final de 2023.