O criador de Nier: Automata, Yoko Taro, esclareceu o mistério por trás de sua aparente inatividade, apesar do status “cult” de sua criação mais famosa.
Em participação na conferência G-Con 2025 na Coreia do Sul, acompanhada pelo site 4gamer Taro revelou que tem trabalhado em diversos projetos desde o lançamento de Nier: Automata em 2017, mas todos acabaram cancelados antes mesmo de serem anunciados.
“Muitas vezes me dizem coisas como: ‘Por que você não está fazendo uma nova sequência de Nier?’ ou ‘Yoko Taro não está fazendo nada’, mas isso acontece porque, recentemente, muitos projetos nos quais eu estava envolvido foram descontinuados no meio do desenvolvimento”, explicou o diretor.
“Na verdade, tenho trabalhado em algumas coisas, só que elas nunca foram lançadas. Recebi pagamento por isso, então não tenho problemas com isso, mas as pessoas parecem achar que não tenho feito nada só porque nenhum dos meus trabalhos foi lançado”.
A história contada por Yoko Taro mostra como nem mesmo desenvolvedores prestigiados e propriedades intelectuais consagradas são garantia de sucesso na indústria moderna de videogames. Com ciclos de desenvolvimento cada vez mais longos e caros, mudanças de tendências ou de estratégias comerciais podem acontecer no meio do desenvolvimento, resultando em cancelamentos que em muitos casos nem chegam ao conhecimento do público.
Taro comentou ainda que não se sente mal pelo fato de não ter lançado um jogo há anos e prefere não lançar algo que não corresponda às expectativas dos fãs. “Não vejo isso como algo negativo”, continuou. “Acredito que, se eu for lançar algo estranho, é melhor não lançar nada”.