O diretor de Beyond Good & Evil 2 confirmou que o jogo segue em desenvolvimento, mesmo diante do cenário caótico da Ubisoft, que recentemente resultou no cancelamento de seis projetos, entre eles o remake de Prince of Persia: The Sands of Time.
Em desenvolvimento há quase 20 anos e, portanto, um sério candidato a “vaporware”, Beyond Good & Evil 2 de alguma forma foi poupado da guilhotina da Ubisoft mesmo após a significativa reestruturação organizacional anunciada recentemente. Agora, a Ubisoft dividirá suas equipes de desenvolvimento em “casas criativas” autônomas, sendo que Beyond Good & Evil 2 ficará na “Casa Criativa 4”, que parece ser focada em jogos AA ou emergentes no portfólio da empresa, e abrigará também as equipes de Anno, Might & Magic, Rayman e Prince of Persia.
Pelo LinkedIn, o diretor criativo Fawzi Mesmar comentou sobre o status de Beyond Good & Evil 2 e afirmou que sua equipe de desenvolvimento “permanece comprometida e focada em entregar um jogo excepcional para nossos jogadores”.
“Agradeço a todos que entraram em contato comigo nos últimos dias em relação às notícias recentes da Ubisoft”, escreveu Mesmar.
“Eu, minha equipe e nosso projeto Beyond Good and Evil 2 não fomos afetados pelas recentes mudanças. Recomendo que leiam o comunicado de imprensa oficial para obter mais informações sobre a estrutura organizacional atual. É claro que estou triste com os cancelamentos que afetaram meus colegas em outras partes da Ubisoft e da indústria. Peço a todos – inclusive a mim mesmo – que ofereçam apoio sempre que puderem durante este período. Continuamos comprometidos e focados em entregar um jogo incrível para nossos jogadores”.
Beyond Good & Evil 2 foi anunciado originalmente em 2008 e ficou mais de uma década desaparecido, até ser mostrado em 2017 em uma versão ainda muito inacabada. O criador do jogo original, Michel Ancel, deixou a Ubisoft em 2020 e em 2024 comentou que acreditava que os problemas da sequência eram consequência de conflitos entre a gerência e a equipe de desenvolvimento.