Exclusivo temporário do PlayStation 5, Nioh 3 pode aparecer em outros consoles já em agosto, como revela um pequeno texto no último trailer do jogo.
“Também disponível para PC. Não disponível para outros consoles até pelo menos 6 meses após 6 de fevereiro de 2026”, podemos ler nas letras pequenas no final do trailer, o que significa que o Xbox Series X|S ou o Nintendo Switch 2 poderiam receber versões do jogo a partir de agosto. A série Nioh, porém, sempre foi exclusiva para PlayStation e PC, e o Team Ninja nunca lançou seus jogos para outras plataformas, o que pode acabar acontecendo também com Nioh 3.
Nioh 3 é “Soulslike” sombrio ambientado em uma recriação demoníaca do período Sengoku no Japão. A história se passa em 1622 no Castelo de Edo, onde o protagonista Tokugawa Takechiyo, neto de Ieyasu e herdeiro ao shogunato, enfrenta uma invasão liderada por seu irmão Kunimatsu, corrompido por uma força maligna que comanda hordas de yokai, transformando a era de paz em caos. Usando o espírito guardião Kusanagi, Takechiyo viaja pelo tempo através de eras como Edo, Sengoku, Heian e Bakumatsu, combatendo a calamidade conhecida como Crucible — domínios corrompidos que devoram a terra — e encontrando figuras históricas como Himiko, Hattori Hanzo e Minamoto no Yoshitsune, em uma jornada para alterar o destino e salvar o Japão do domínio yokai.
O jogo evolui a fórmula da série com exploração em vastos campos abertos interconectados, menos lineares, cheios de missões secundárias, desafios opcionais e encontros surpresa com yokai, substituindo o mapa de retorno por progressão fluida. O combate é o destaque, permitindo troca instantânea entre estilos Samurai (focado em posturas de armas, gerenciamento de Ki Pulse para recuperação de stamina, parry e ataques devastadores) e Ninja (ágil, aéreo, com ferramentas ninjutsu como Névoa para clones e evasões), sem compartilhamento de equipamentos, para adaptação dinâmica contra inimigos.
Nioh 3 será lançado para PS5 e PC em 6 de fevereiro.