Anunciado com alarde no final do último The Game Awards, em um momento normalmente dedicado aos jogos mais importantes ou de maior impacto do evento, Highguard parece já estar com os dias contados, com a equipe de desenvolvimento sendo desmantelada menos de um mês após o lançamento do jogo.
Alex Graner, designer que trabalhou em Apex Legends e Battlefield 6 antes de se juntar ao estúdio Wildlight Entertainment para produzir o novo jogo de tiro gratuito publicou em seu LinkedIn que ele e “a maior parte da equipe” por trás de Highguard foram demitidos esta semana.
“Essa demissão é realmente dolorosa, pois havia muito conteúdo inédito que eu e outros tínhamos desenvolvido para Highguard e que eu estava ansioso para lançar”, escreveu Graner.
A mensagem foi compartilhada por vários outros desenvolvedores do Wildlight, incluindo o diretor de áudio Brad Snyder e a produtora Amélia Almeida.
O Wildlight confirmou as demissões, mas sem mencionar o número de profissionais envolvidos.
“Hoje tomamos a decisão extremamente difícil de nos separarmos de vários membros da nossa equipe, mantendo um grupo central de desenvolvedores para continuar inovando e dando suporte ao jogo. Estamos orgulhosos da equipe, do talento e do produto que criamos juntos. Também somos gratos aos jogadores que experimentaram o jogo e àqueles que continuam fazendo parte da nossa comunidade”, anunciou o estúdio.
Highguard foi alvo de grande antipatia do público desde que foi anunciado no encerramento do The Game Awards de dezembro. Parte desta antipatia pode ser atribuída à organização do The Game Awards, que teve um evento sem grandes revelações no ano passado e optou por encerrar a transmissão com um jogo de tiro que parecia bastante genérico, em um momento no qual o público esperava por um anúncio de impacto que pudesse salvar a apresentação.
Highguard foi lançado como um título gratuito para PC e consoles em 26 de janeiro e chegou a surpreender nos primeiros dias, quando atraiu quase 100.000 jogadores simultâneos no Steam e entrou no top 20 de jogos com mais usuários ativos semanais no PlayStation e Xbox dos EUA. Porém, a festa durou pouco e na semana seguinte o número de jogadores simultâneos já havia caído para menos de 5.000.
Sediado na Califórnia, o Wildlight Entertainment é um estúdio formado por veteranos do Respawn que trabalharam nas franquias Apex Legends e Titanfall, além de ex-desenvolvedores de Call of Duty. O estúdio tem um plano para abastecer Highguard com novos conteúdos ao longo de 2026 e recentemente lançou o segundo “episódio” do jogo, com novos mapas e itens. Resta saber se este suporte continuará mesmo com o jogo perdendo público rapidamente.