A Amazon confirmou que encerrará o desenvolvimento de New World, seu ambicioso MMO lançado em 2021. A decisão marca o fim de um dos projetos mais importantes da divisão Amazon Games, que passa por uma grande reestruturação após cortes que afetaram milhares de funcionários.
De acordo com a empresa, a temporada 10 e a atualização “Nighthaven” — lançadas recentemente — serão as últimas grandes adições de conteúdo para o jogo nas versões de PC e consoles. Embora o desenvolvimento ativo esteja encerrado, os servidores permanecerão online pelo menos em 2026, com a promessa de um aviso mínimo de seis meses antes de qualquer mudança que impeça os jogadores de continuar jogando.
“Depois de quatro anos de atualizações constantes e um grande lançamento para consoles, chegamos a um ponto em que não é mais sustentável continuar oferecendo novos conteúdos”, diz a nota oficial publicada no site do jogo.
A Amazon afirmou que New World continuará disponível para compra, incluindo a moeda virtual, e que o conteúdo da expansão Nighthaven será oferecido gratuitamente. Jogadores com assinatura PlayStation Plus também continuarão podendo baixar o título.
O comunicado veio logo após a confirmação de uma nova rodada de demissões na Amazon, que deve cortar mais de 14 mil cargos corporativos, impactando diretamente os estúdios da divisão de jogos, especialmente os localizados em Irvine e San Diego — responsáveis por New World e pelo MMO ainda em desenvolvimento baseado em O Senhor dos Anéis.
Em mensagem enviada aos funcionários, Steve Boom, vice-presidente das áreas de Áudio, Twitch e Games, afirmou que a empresa ainda planeja continuar envolvida em projetos estratégicos, como o novo Tomb Raider em parceria com a Crystal Dynamics e o jogo de mundo aberto da Maverick Games.
“Os jogadores de Aeternum: sua dedicação e entusiasmo tornaram esta jornada inesquecível. Foi uma honra compartilhar esse mundo com vocês”, diz a despedida da equipe de New World.
Com o fim do suporte contínuo, New World encerra sua trajetória como um dos poucos MMOs de grande orçamento lançados nos últimos anos e um dos projetos mais bem sucedidos da Amazon Games.