Enquanto a Ubisoft vê seu valor de mercado derreter mais de 65% em um ano e tenta encontrar os motivos para a impopularidade de seus últimos lançamentos, o folclórico analista Michael Pachter, da Wedbush Securities, já encontrou a resposta e, aparentemente, a solução para os executivos da editora francesa. Segundo ele, Star Wars Outlaws fracassou por um “esforço coordenado” de “incels” que fizeram uma campanha contra o jogo.
“Acreditamos que Star Wars Outlaws foi prejudicado por um esforço coordenado que tentou denegrir jogos Ubisoft em específico e conteúdo Star Wars no geral”, escreveu Pachter em sua análise.
“O jogo recebeu um número pouco habitual de críticas de utilizador com uma tendência claramente negativa (incluindo uma grande percentagem de críticas “zero”), apesar das críticas aceitáveis de reputados sites de críticas. Este é um raro caso de vitória ‘incel’ que levou a Ubisoft a baixar os seus números”, concluiu o analista, famoso na indústria de jogos por suas previsões absurdas.
Star Wars Outlaws seria, portanto, um caso isolado e uma rara “vitória” de pessoas contrárias à pauta de diversidade e inclusão de produtoras americanas. Sem o que se preocupar, a Ubisoft estaria, talvez, cedendo aos caprichos de seus investidores ao adiar Assassin’s Creed: Shadows, jogo que Pachter estima que irá vender “mais de 7 milhões de unidades em 3 meses” e tornar-se “um dos maiores sucessos da Ubisoft em todos os tempos”.
Pachter também já previu que o Wii seria um fracasso e eliminaria a Nintendo do mercado, cravou que a geração do PS3 e Xbox 360 seria a última dos consoles, estimou que o Nintendo Switch não venderia nem perto do montante conseguido pelo Wii (na realidade já vendeu 143 milhões contra 101 milhões do Wii), apostou que o Xbox One venderia muito mais que o PS4, sugeriu que a Nintendo desistisse do Switch para focar no modelo Lite (hoje o modelo Lite corresponde a cerca de 15% das vendas na família Switch) e em 2018 recomendou a investidores apostarem no sucesso do console Amico da Intellivision, que teria o sucesso de um “home run”. O console foi anunciado em 2018, mas até hoje não foi lançado.