A Microsoft afirmou que irá honrar os acordos de exclusividade de dois jogos da Bethesda com o PlayStation 5, Deathloop e Ghostwire: Tokyo. Mas futuros lançamentos da editora, como Starfield, serão lançados primeiramente no Xbox e PC e suas exclusividades serão consideradas caso a caso.
Hoje cedo, a Microsoft anunciou a aquisição da ZeniMax Media, controladora da Bethesda, em uma transação de US$ 7,5 bilhões em dinheiro. Com isso, a dona do Xbox passa a controlar várias estúdios de jogos e franquias de prestígio, entre elas as novas criações do Arkane Studios (Deathloop) e Tango Gameworks (Ghostwire: Tokyo) que vinham sendo promovidas como exclusivos temporários do PlayStation 5.
Segundo o chefe do Xbox, Phil Spencer, os acordos de exclusividade temporária dos dois jogos serão honrados, mas os futuros títulos da Bethesda estarão disponíveis desde o primeiro dia no Xbox, PC e Game Pass. Sobre torná-los exclusivos do Xbox, Spencer disse que isso será decidido caso a caso.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, acrescentou aos comentários de Spencer: “Quando pensamos em estratégia, seja em jogos ou em qualquer outra parte da Microsoft, cada camada tem que ser independente pelo que traz. Quando falamos sobre nosso conteúdo, queremos que ele esteja amplamente disponível”.
Deathloop é um jogo de tiro em primeira com uma mecânica central que permite aos jogadores re-jogar missões e objetivos por abordagens diferentes. Os jogadores assumem o papel do assassino Colt, que está preso em um loop do tempo que o faz acordar na mesma praia todos os dias e descobrir que é o alvo de uma caçada em toda a ilha.
Já Ghostwire Tokyo é o próximo jogo do criador de Resident Evil, Shinji Mikami, sobre lendas urbanas na capital japonesa.