O estúdio GSC Gameworld voltou atrás em sua decisão de criar NFTs (tokens não-fundíveis) em S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chernobyl, em resposta à reação extremamente negativa do público à ideia.
O anúncio dos NFTs em S.T.A.L.K.E.R. 2 não pegou bem com os fãs do jogo, que vêem na tecnologia uma forma ainda mais agressiva de venda de itens virtuais e possíveis vantagens aos jogadores. Após a reação negativa do público, a GSC ainda tentou explicar que, por ser uma produtora independente, precisa de dinheiro e a renda dos NFTs seria usada em benefício do próprio jogo. Além disso, os NFTs seriam opcionais e não iriam interferir na jogabilidade, sendo que na maioria dos casos, a implementação envolveria apenas gravar o nome dos donos de alguns objetos no universo do jogo.
Mas essa explicação não foi suficiente e o público continuou reclamando que os NFTs não são bem vindos. Mesmo que a intenção inicial seja de uma implementação discreta, muitos criticam que os NFTs podem ser a porta de entrada para negócios que vão ao limite da ética no mundo virtual.
Nesta quinta-feira, um dia após o anúncio e horas após publicar sua explicação, a GSC anunciou que ideia foi descartada.
“Com base no feedback que recebemos, decidimos cancelar qualquer coisa relacionada aos NFT em S.T.A.L.K.E.R. 2”, diz a nova declaração. “Os interesses dos nossos fãs e jogadores são a principal prioridade da equipe. Estamos fazendo este jogo para vocês aproveitarem – custe o que custar. Se você se importa, nós também nos importamos”.
Os NFTs planejados inicialmente seriam criados em parceria com a empresa de tokens DMarket, que criaria itens digitais com nome do proprietário para o jogo. Um dos NFTs mais valiosos permitiria ao proprietário se tornar um “metahumano”, o que na verdade significava que eles seriam transformados em um NPC no jogo.
Recentemente, a Ubisoft anunciou que também planeja introduzir os NFTs extensivamente em seus jogos, começando com Ghost Recon Breakpoint. O anúncio foi criticado até mesmo por funcionários da própria Ubisoft, que consideram que a oportunidade de lucro não compensa a péssima imagem que os NFTs têm com os jogadores.
S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chernobyl tem lançamento previsto para 28 de abril 2022 no PC e Xbox Series X|S.
— S.T.A.L.K.E.R. OFFICIAL (@stalker_thegame) December 16, 2021