A Microsoft está considerando abandonar a versão para Xbox One de Halo Infinite e adiar o jogo para 2022, em uma tentativa de apaziguar os fãs decepcionados e dar ao público do Xbox Series X o melhor Halo possível.
Isso é o que diz um “insider” do fórum americano Resetera com um histórico comprovado de informações antecipadas sobre jogos do Xbox.
De acordo com esta nova fonte, a desenvolvedora 343 Industries estaria penando para conseguir um desempenho satisfatório em Halo Infinite no Xbox One em resoluções acima de 900p.
“A versão atual de Halo Infinite no Xbox One S está longe de 1080p (ainda menor que 900p) e está tendo sérios problemas de carregamento de ativos (muito pior do que vocês viram na demonstração para PC)”, escreveu o usuário.
“A ideia é mudar no nível do motor gráfico como os ativos são carregados, tornar ray-tracing padrão (melhorar/desbloquear alguns ativos), melhorar a geometria, pós-processamento e adicionar mais interatividade vinculada à CPU”, diz a fonte.
Além disso, ele acrescenta que a Microsoft não descartou adiar Halo Infinite para além de 2021 se achar que o jogo se beneficiaria. “É muito complicado tomar decisões, mas eles estão convencidos de que precisam fazer o melhor jogo Halo de todos os tempos”, escreveu o usuário.
Se o rumor se confirmar, esta decisão representaria uma revisão dos planos de transição para a nova geração da Microsoft. A empresa tem focado sua atenção na distribuição de jogos por assinatura com o Game Pass, por isso sua estratégia de transição prevê tornar a base de usuários do Xbox One ativa por pelo menos mais dois anos, sem lançar jogos exclusivos para o Xbox Series X.
Esta estratégia tem sido criticada pelo público mais entusiasta da marca Xbox, aquele que espera jogos de ponta que exploram o potencial do hardware do Xbox Series X. Pelo plano da Microsoft, o Series X estará limitado ao que o hardware de 2013 é capaz de reproduzir, mas melhorando em detalhes pontuais como resolução de tela, taxa de quadros por segundo e uso do ray-tracing.
Após Halo Infinite ser duramente criticado por seus gráficos pobres e aparência genérica, a Microsoft decidiu adiar o jogo para 2021. O plano inicial era de lançá-lo junto do Xbox Series X e promovê-lo como o principal título do novo sistema.
Os próprios fãs têm pedido o adiamento do jogo, o que atesta a baixa qualidade do trabalho da 343 Industries.
Em um comunicado publicado em seu site, a 343 Industries disse que a decisão de atrasar o jogo foi motivada por “vários fatores”, incluindo o impacto contínuo da atual pandemia no desenvolvimento.