A apresentação do PlayStation na tarde de ontem decepcionou os fãs, mas foi enaltecida por sua diversidade pelo CEO do PlayStation, Jim Ryan, em uma mensagem publicada após o evento.
“Nossos fãs esperam e merecem uma cadência constante de conteúdo incrível. A apresentação de hoje demonstra nosso compromisso inabalável em oferecer a eles o melhor e mais variado catálogo de jogos possível”, escreveu Ryan.
“Também destaca a tremenda popularidade e poder do PS5 como o a comunidade de desenvolvimento global se reúne para levar seus recursos avançados ao limite. Estamos investindo pesadamente no futuro com o melhor hardware inovador da categoria, como o PlayStation VR2 e o recém-revelado Project Q, e com nossa expansão para PC, Mobile e Live Service os jogos estão transformando como e onde nosso conteúdo pode ser apreciado.”
De fato, Ryan está certo ao mencionar a variedade de conteúdo, já que a apresentação teve mais de 30 jogos e alternou entre os títulos AAA tradicionais, como Alan Wake 2 e Spider-Man 2, os jogos online como serviço, como Marathon e Concord, títulos casuais como Cat Quest e The Plucky Squire e indies como The Talos Principle 2 e Sword of the Sea. Houve também uma seção dedicada aos futuros lançamentos para PS VR2 e o anúncio de novos produtos, casos do Project Q e os fones de ouvido sem fio oficiais do PlayStation.
Porém, também sobram motivos para os fãs terem ficado decepcionados com o que viram ontem. Além do fato do PlayStation 5 estar em seu terceiro ano de existência ainda com pouquíssimos jogos que demonstram o potencial do hardware (a maioria dos lançamentos até hoje incluem o PS4 entre as plataformas), a Sony apresentou apenas um trailer de jogabilidade de um título “first party”, no caso o previamente anunciado Marvel’s Spider-Man 2. Dos estúdios da Sony, vimos ontem trailers teaser bastante pobres de Fairgame$ do Haven Studio, Concord do Firewalk Studios e Marathon da Bungie. E todos serão jogos como serviço, algo que não agrada muito o público tradicional. Nomes como Naughty Dog, Sucker Punch, Team Asobi e Sony Bend, ou mesmo a Kojima Productions, não estavam presentes no evento.