O Senhor dos Anéis: Gollum ofuscou Forspoken e Redfall ao se tornar o jogo com a pior nota média de 2023 nos agregadores Metacritic e OpenCritic.
Após vários adiamentos, O Senhor dos Anéis: Gollum está saindo hoje para PC, PlayStation e Xbox, e ainda terá uma versão para Nintendo Switch no final do ano. As avaliações, portanto, foram publicadas no mesmo dia em que o jogo chega às lojas e são tão negativas quanto os mais pessimistas imaginavam.
O ranking do Metacritic em 2023 termina com 296 títulos, sendo que O Senhor dos Anéis: Gollum agora tem a infelicidade de ocupar as duas últimas posições, com a 295ª pertencendo à versão para PC e a última ocupada pela versão do PS5. E há ainda uma folga de sete pontos entre O Senhor dos Anéis: Gollum e o ex-pior jogo do ano, Clive N’ Wrench, que agora ocupa o 294 lugar no ranking com a média 50 no Metacritic, acima dos 43 conseguidos pelo jogo de Gollum. No PS5, o jogo tem uma média ainda mais baixa: 38/100.
“O Senhor dos Anéis: Gollum, como o personagem titular, é feio, malformado e infestado de bugs”, escreveu o site Gfinity em seu veredicto, resumindo o sentimento geral da crítica sobre o jogo.
A história de O Senhor dos Anéis: Gollum se passa paralelamente aos eventos de A Sociedade do Anel e os jogadores assumem o papel de Gollum em sua busca pelo anel. Construir um jogo em cima de um personagem que é praticamente a antítese de um herói típico foi uma ideia ousada dos desenvolvedores da Daedalic Entertainment, e claramente seus talentos não foram suficientes para reverter o destino do jogo.