O Bend Studio pode não ter conseguido convencer a Sony a investir em uma sequência para Days Gone, mas os alicerces criados para o jogo do PS4 ainda serão aproveitados em um novo projeto original em mundo aberto.
Segundo o chefe dos estúdios mundiais do PlayStation, Hermen Hulst, o PlayStation Studios tem mais de 25 títulos em desenvolvimento e quase metade deles são IPs novas. O novo projeto do Bend Studio é um deles.
“O Bend Studio está trabalhando em uma IP nova muito empolgante pela qual eles estão apaixonados. Eles estão utilizando os avançados sistemas de mundo aberto que desenvolveram com Days Gone. Então estou muito contente pelo Bend Studio”, disse Hulst ao blog do PlayStation.
Segundo ex-funcionários do Bend Studio, Days Gone 2 foi apresentado para a Sony, mas o projeto acabou rejeitado por conta de novas diretrizes estabelecidas pelo CEO Jim Ryan, que estaria priorizando os blockbusters, enquanto jogos menores ou sem sucesso garantido não seriam mais aprovados.
No caso de Days Gone, o jogo até vendeu bem e conquistou um público de grandes admiradores, mas teria falhado ao atingir determinado limite de críticas positivas. O Bend Studio chegou a ser “rebaixado” em um primeiro momento a equipe de suporte no desenvolvimento do multiplayer de The Last of Us, mas em seguida recebeu o aval para investir no novo projeto próprio.