Uma decisão controversa da Bethesda envolvendo cópias de avaliação de seus jogos está gerando discussões sobre possíveis prejuízos aos consumidores. A editora anunciou que não irá mais fornecer cópias de avaliação antecipadamente a jornalistas, o que significa que o público não conhecerá nenhuma opinião antes de poder comprar os jogos da marca.
Segundo a Bethesda, a partir do lançamento de Skyrim Special Edition no dia 28 de outubro, ela irá enviar cópias de avaliação a jornalistas um dia após o lançamento do jogo. Isso significa que o público só terá opiniões sobre os jogos vários dias após o lançamento, uma vez que a avaliação de um jogo demora alguns dias e às vezes semanas para ser publicada.
A decisão foi justificada de uma forma que parece pouco convincente. Segundo a Bethesda, sua intenção é fazer com que todas as pessoas tenham acesso aos jogos no mesmo dia. Porém, ela própria criou incentivos de pré-venda que incluem entregar os jogos um dia antes a quem fizer reserva, o que anula o argumento de que ela esteja simplesmente pensando no consumidor.
Para os jornalistas, a verdadeira intenção da Bethesda é garantir que o público interessado em um jogo não mude de opinião por conta de análises negativas. Cada vez mais, editoras de jogos querem garantir vendas no período de reserva, antes que análises sejam publicadas, por isso criam vários incentivos de pré-venda. Porém, o público sempre pode cancelar a compra por influência de análises pouco elogiosas publicadas geralmente um dia antes do lançamento do jogo.
Depois de Skyrim Special Edition, a Bethesda lançará Dishonored 2 no dia 11 de novembro. Diferente do primeiro, que é apenas o remake, ninguém saberá se Dishonored 2 é bom ou não até que o jogo já esteja nas prateleiras.