A Bethesda apresentou na E3 uma nova tecnologia batizada Orion que atuará em conjunto com outros serviços de streaming de jogos para permitir que até mesmo jogos de alta intensidade, como Doom, rodem em 4K e a 60 quadros por segundo com baixíssima latência.
A tecnologia funcionará no nível do mecanismo do jogo, reduzindo a latência e facilitando o streaming a um ponto que permita boa performance mesmo em conexões com largura de banda menores. Como exemplo, a Bethesda comentou que mesmo em um domicílio onde uma família esteja dividindo a conexão com outros serviços de streaming em um momento, bastará uma pequena fração da largura de banda para viabilizar uma experiência de jogo suave.
A Bethesda descreveu a Orion como “uma coleção patenteada de tecnologias de software que otimizarão os mecanismos de jogos para desempenho superior em um ambiente de streaming”. Na conferência, ela mostrou o frenético Doom Eternal rodando em alta-definição e a 60 quadros por segundo na tela de um smartphone, sem qualquer sinal de lag nos comandos.
“Um jogo habilitado para a Orion será mais rápido, mais fluido e proporcionará aos jogadores uma experiência de streaming fundamentalmente melhor, independentemente do jogo ou da plataforma de streaming”, explicou a Bethesda.
O timing da Bethesda não poderia ser melhor, uma vez que estão chegando ao mercado serviços como o Google Stadia e o xCloud da Microsoft para tentar popularizar o streaming de jogos baseado em nuvem.
Interessados em testar o serviço gratuitamente podem se cadastrar pelo site oficial.