A Blizzard começou a desenvolver Diablo IV como um jogo parecido com Dark Souls, mas acabou voltando ao velho estilo da série, de acordo com uma reportagem do site Kotaku.
Segundo informações obtidas pelo site, Diablo IV começou a ser criado como um jogo que poderia trazer mudanças radicais para a série, usando uma perspectiva de terceira pessoa “sobre o ombro” e jogabilidade no estilo de Dark Souls. Este projeto, que tinha o codinome Hades dentro do estúdio, começou a ser desenvolvido logo após o lançamento de Diablo III: Reaper of Souls por uma equipe liderada pelo diretor Josh Mosqueira. Mas ele acabou sendo cancelado dois anos depois, em 2016, e a equipe de Diablo foi dividida em dois projetos: a nova expansão Rise of the Necromancer para Diablo III e um Diablo IV que seria mais tradicional, baseado na estética dos dois primeiros jogos da franquia.
O atual Diablo IV tem o codinome Fenris, ainda segundo as fontes do site, e parece ser feito sob medida para os fãs antigos da série, que torceram o nariz para a estética mais colorida, menos sombria de Diablo III.
“Há muitas pessoas que acham que Diablo 3 fugiu do que fez Diablo Diablo em termos de estilo de arte e efeitos de magia”, disse uma fonte da Blizzard ao site. “Eles querem fazer [Fenris] nojento, torná-lo escuro, [se livrar de] qualquer coisa que fosse considerada cartunista em Diablo 3… Fazer aquilo que as pessoas tinham medo em Diablo 2, mas moderno”.
Na semana passada surgiram rumores sobre um possível cancelamento do anúncio de Diablo IV que estava sendo preparado para a BlizzCon 2018. A Blizzard negou essa história e segue discreta ao falar de Diablo IV, enquanto absorve criticas duras de seus fãs por conta do anúncio de Diablo Immortal para celulares.