A Microsoft anunciou que vai adquirir a ZeniMax Media e sua editora de jogos Bethesda Softworks por US $ 7,5 bilhões em dinheiro. Com o negócio, o Xbox passa a ter a possibilidade de conseguir de uma só vez alguns exclusivos de peso, como Doom, The Elder Scrolls, Fallout e Wolfenstein.
Os estúdios da Bethesda Softworks empregam cerca de 2.300 funcionários em todo o mundo e incluem, além do Bethesda Game Studios, a id Software, ZeniMax Online Studios, Arkane, MachineGames, Tango Gameworks, Alpha Dog e Roundhouse Studios. Destes estúdios vieram franquias como The Elder Scrolls, Fallout, Wolfenstein, Doom, Dishonored, Prey, Quake, The Evil Within, entre outras.
A aquisição fará com que o Xbox Game Studios aumente de 15 para 23 equipes de desenvolvimento e permitirá que as franquias da Bethesda sejam adicionadas ao Xbox Game Pass, que atingiu uma nova marca de 15 milhões de assinantes, de acordo com a Microsoft.
Vários jogos da Bethesda estão sendo produzidos para o PS5, como Deathloop, Doom Eternal e Ghostwire Tokyo, e devem ser lançados na plataforma da Sony. Por enquanto a Microsoft e a Bethesda não anunciaram se lançamentos mais distantes, como The Elder Scrolls VI e Starfield, serão exclusivos do Xbox, mas o mínimo que se pode esperar nesses casos é exclusividade temporária ou vantagens para o Xbox em alguns conteúdos.
“Ao longo dos anos, tive muitas conversas profundas com os líderes criativos da Bethesda sobre o futuro dos jogos e há muito compartilhamos visões semelhantes sobre as oportunidades para os criadores e seus jogos alcançarem mais jogadores de mais maneiras”, comentou o chefe do Xbox, Phil Spencer.
“Uma das coisas que mais me empolgou é ver o roteiro com os futuros jogos da Bethesda, alguns anunciados e muitos não anunciados, para o console Xbox e PC, incluindo Starfield, o novo épico espacial altamente antecipado atualmente em desenvolvimento pela Bethesda Game Studios”.
“Como nós, a Bethesda acredita apaixonadamente na construção de uma gama diversificada de experiências criativas, na exploração de novas franquias de jogos e em contar histórias de maneiras ousadas. Todo o seu excelente trabalho, com certeza, continuará e crescerá e esperamos capacitá-los com os recursos e suporte da Microsoft para escalar suas visões criativas para mais jogadores de novas maneiras para você”.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, também disse: “Os jogos são a categoria mais expansiva na indústria do entretenimento, pois as pessoas em todos os lugares recorrem aos jogos para se conectar, socializar e jogar com seus amigos”.
“Conteúdo diferenciado de qualidade é o motor por trás do crescimento e valor do Xbox Game Pass – do Minecraft a Flight Simulator. Como uma desenvolvedora e editora de jogos comprovada, a Bethesda obteve sucesso em todas as categorias de jogos e, juntos, promoveremos nossa ambição de capacitar mais de três bilhões de jogadores em todo o mundo”.
A Microsoft espera concluir a aquisição na segunda metade de seu atual ano fiscal, que termina em junho de 2021.
Os Xbox Series S e X serão lançados em 10 de novembro e as pré-encomendas começam nesta terça-feira fora do Brasil.