Um cartucho do primeiro Super Mario Bros. de 1985 ainda na embalagem original foi arrematado por US$ 100.150, cerca de R$ 371.000, por um grupo de colecionadores dos Estados Unidos.
O jogo original do NES é um clássico lendário, e agora detém também o recorde de cartucho mais caro entre aqueles que tiveram sua condição certificada profissionalmente.
Cópias de Super Mario Bros. são intrinsecamente valiosas, mas esta em especial é ainda mais rara, pois fazia parte do primeiro lote do jogo disponível nos EUA em 1985, quando a Nintendo testou o mercado com um lançamento limitado em Nova York e Los Angeles antes do lançamento do próprio NES. A cópia se encontra dentro de um lacre usado pelas lojas na época, o que preservou ainda mais sua integridade.
O jogo foi comprado por um grupo de colecionadores que compartilharão a propriedade do jogo. Os compradores incluem Jim Halperin, fundador e presidente da Heritage Auctions de Dallas, Texas; Zac Gieg, dono da Just Press Play Video Games em Lancaster, Pensilvânia, e Rich Lecce, renomado comerciante de moedas, colecionador pioneiro de videogames e dono da Robert B. Lecce Numismatist Inc. de Boca Raton, Flórida.
“Não só todos os jogos selados com adesivos do NES são extremamente raros, mas por sua natureza de não serem selados em embalagens de plástico, eles geralmente apresentam um desgaste significativo depois de mais de 30 anos”, disse Kenneth Thrower, co-fundador da WATA Games, que atestou a autenticidade do cartucho. “Este jogo pode ser a base de comparação de todos os jogos de NES selados que se sabe existirem”.
“Super Mario Bros. não é apenas o jogo mais conhecido de todos os tempos como salvou a indústria de videogames em 1985”, disse Deniz Kahn, presidente da Wata Games. “Em termos de raridade, popularidade e relevância para os colecionadores, este jogo tem tudo. Mario é o personagem fictício ou de não-ficção mais reconhecido do mundo, mais até do que o Mickey Mouse. Super Mario Bros. lançou a maior franquia de jogo do mundo e esta cópia é o único exemplo conhecido de jogo ainda na embalagem da série de lançamento no mercado de teste da Nintendo”.