A CD Projekt Red anunciou que adotará um modelo de negócios de franquia dupla, alternando seus lançamentos entre novos jogos de Cyberpunk e The Witcher no futuro.
Segura de que Cyberpunk 2077 será um sucesso, a produtora polonesa espera que seus dois maiores RPGs possam render várias sequências e sustentar suas atividades e investimentos em outros jogos. Atualmente, as vendas de The Witcher 3 ainda são significativas e o lucro da empresa aumentou 28% no primeiro semestre, ajudando a absorver os custos crescentes do desenvolvimento de Cyberpunk 2077.
“A empresa acredita que a manutenção da dinâmica de crescimento observada e a expansão de seu perfil de atividade dependerão do aprimoramento adicional de seu conjunto de habilidades de desenvolvimento de videogame de classe mundial e da manutenção de canais de comunicação eficazes com a comunidade global de jogos”, afirmou a CD Projekt Red em um documento. “O gerenciamento de duas grandes franquias separadas (The Witcher e Cyberpunk), juntamente com várias equipes de desenvolvimento independentes, permite à companhia realizar trabalho paralelo em vários projetos e suaviza seu cronograma de lançamentos a longo prazo. Essa migração para um modelo de franquia dupla suportada por várias linhas de produtos independentes também permite a otimização das atividades financeiras e de manufatura, mitiga fatores de risco importantes e facilita para os funcionários da empresa buscar a realização profissional”.
O modelo da CD Projekt Red parece similar ao de produtoras como a Rockstar e a Bethesda, que alternam entre lançamentos das grandes franquias GTA e Red Dead Redemption, The Elder Scrolls e Fallout, enquanto testam novos jogos.
The Witcher 3 terá uma versão para o Nintendo Switch em 5 de outubro. Já Cyberpunk 2077 será lançado para PC, PlayStation 4 e Xbox One em abril de 2020.