O CEO da Saber Interactive, Matt Karch, não poupou críticas aos seus antigos colegas da Volition, produtora que fechou as portas após o fiasco do “reboot” de Saints Row.
Falando ao site Game File, o chefe da Saber Interactive lembrou de como Saints Row foi um projeto caro – com custos na casa das centenas de milhões de dólares – e arriscado, ainda mais pela falta de uma visão clara da Volition sobre o mercado e as demandas do público.
“Eles não sabiam o que estavam construindo. Eles não tinham nenhuma direção real. Não poderia durar”, disse Karch. “E então, quem vai financiá-los para o próximo jogo depois daquele desastre?”
“Seria bom em um mundo ideal que todos tivessem um emprego”, acrescentou ele. Mas a equipe de Saints Row “era muito cara para o que fazia” e, portanto, “se foi”.
Enquanto os primeiros Saints Row conseguiram algum sucesso pelo humor escrachado e os exageros colocados em cima da fórmula de ação em mundo aberto de GTA, o “reboot” de 2022 optou por buscar o chamado “público moderno”, apresentando um elenco focado na diversidade e inclusão, com jovens lutando contra o capitalismo. A ideia não colou e Saints Row não apenas falhou em alcançar um público novo como sofreu de rejeição por parte dos fãs antigos.
Soma-se a isso o fato do Volition ser um estúdio americano, operando em um mundo pós-pandemia com salários inflados em dólar, e a conta dificilmente iria fechar.
“Os dias de jogar dinheiro em jogos que não sejam talvez os GTAs da vida… isso acabou. Esse negócio precisa amadurecer, e se não amadurecer, está em apuros”, disse Karch.
“Infelizmente, isso significa demissões. Se eu estivesse comandando uma equipe na Califórnia, meu objetivo seria: ‘Ok. Quem são os absolutamente indispensáveis neste grupo? E eles existem. Temos talentos americanos [na Saber.] E quem poderia fazer isso por, você sabe, um quarto do preço na Polônia?'”
Meses após o lançamento de Saints Row, o Embracer Group, proprietário do Volition, admitiu que o jogo “não atendeu às expectativas completas e deixou a base de fãs parcialmente polarizada”. O fechamento do estúdio americano foi anunciado em 2023, em meio a um enxugamento das operações do Embracer Group.