A atual geração de consoles pode ser a última na opinião do chefe de marketing do Xbox, Aaron Greenberg. Segundo o executivo, a introdução do Xbox One “Scorpio” no ano que vem não constitui o início de uma nova geração, mas o começo de uma família de consoles que poderão ser incrementados continuamente.
Perguntado pelo site Engadget se a atual geração do Xbox One e PS4 será a última, Greenberg respondeu “acho que sim”.
“Para nós, pensamos que o futuro é sem gerações de console”, disse ele. “Nós pensamos que a capacidade de construir uma biblioteca, uma comunidade, para ser capaz de interagir com o hardware… Estamos fazendo uma aposta bem grande nisso com o Projeto Scorpio. Estamos basicamente dizendo: ‘Esta não é um nova geração, tudo que você tem continuará para a frente e funcionará’. Nós pensamos nisso como uma família de dispositivos”.
Embora acredite no fim do conceito de gerações de consoles, Greenberg disse que a Microsoft não decidiu sobre isso ainda e precisará observar como o mercado funcionará nos próximos anos. Mas o grande interesse do público pelo Project Scorpio já valida um pouco as ideias do executivo.
“Veremos”, disse Greenberg. “Nós vamos aprender com isso, vamos ver no que vai dar. Até agora, eu diria, baseado na reação [do público], parece haver muita demanda e interesse em torno do Project Scorpio, e pensamos que vai ser um grande sucesso. Se os jogos e conteúdos corresponderem à expectativa, que eu acho que vão, eu acho que vai mudar a maneira como pensamos sobre o futuro dos jogos de consoles”.
O Xbox One Project Scorpio será lançado no final de 2017. Segundo a Microsoft, o console será o mais poderoso já feito e terá a capacidade de rodar os jogos do Xbox One na resolução 4K e ainda rodar jogos e apps de realidade virtual.