Prestes a lançar Divinity: Original Sin 2 no Switch 2, o Larian Studios agora é pressionado pelos fãs sobre uma possível versão de Baldur’s Gate 3 no console.
Durante uma sessão de perguntas e respostas no Reddit, Swen Vincke, CEO do estúdio belga, respondeu diretamente à pergunta dizendo que Baldur’s Gate 3 para Switch 2 não está nos planos, e por um motivo simples: não é uma decisão do Larian, mas sim da Wizards of the Coast.
“Teríamos adorado fazer [Baldur’s Gate 3 para Switch 2], mas não foi nossa decisão”, afirmou Vincke, insinuando que a decisão, na verdade, cabia à Wizards of the Coast, detentora das licenças de Baldur’s Gate e Dungeons & Dragons. Agora que essa colaboração terminou, o estúdio belga optou por seguir em frente e se concentrar no futuro de Divinity, sua propriedade intelectual própria.
Nada impede que a Wizards of the Coast contrate outro estúdio para construir uma versão de Baldur’s Gate 3 para o Switch 2, embora este pareça ser um trabalho desafiador do ponto de vista técnico, como o Larian já enfrentou ao tentar adaptar o jogo ao Xbox Series S.
De acordo com NateTheHate, um jornalista conhecido por seus vazamentos relacionados à Nintendo, nenhuma versão de BG3 para Switch 2 estava em desenvolvimento no final do ano passado. Ele chega a mencionar uma relação “pouco saudável” entre a Larian e a Hasbro/Wizards of the Coast, tornando ainda menos provável a possibilidade de um retorno conjunto para Baldur’s Gate 3.