A chinesa NetEase Games continua avançando seus peões para se tornar um grande player na produção mundial de jogos, agora com a abertura de um novo estúdio em Seattle, sob o comando de um veterano do 343 Industries e Xbox.
Depois de se estabelecer no Japão com o Sakura Studio, investir na compra do Grasshopper Manufacture e convencer o maior nome da Sega, Toshihiro Nagoshi, a trocar de ares e fundar o Nagoshi Studio, a NetEase Games está se expandindo pelos Estados Unidos, inicialmente com a formação da Jackalope Games, seu primeiro estúdio interno sediado nos Estados Unidos, com Jack Emmert à frente. Este é um veterano dos MMORPG que trabalhou para a Cryptic Studios por um longo tempo.
Mas a adição mais recente aos planos de expansão da Netease em solo americano veio hoje, com a formação do estúdio Jar of Sparks, sediado em Seattle e destinado a criar jogos AAA de ação/narrativa. O estúdio é dirigido por Jerry Hook, ex-executivo da 343 Industries, Xbox e Xbox Live, dos quais ele é um dos fundadores. O veterano se juntará a outros desertores da 343 Industries, incluindo o diretor criativo Paul Crocker, o produtor executivo Greg Stone e o diretor de jogabilidade Steve Dyck.
“Fizemos jogos para algumas das maiores empresas do setor e agora é hora de tentar nosso próprio desafio. Queremos fazer algo novo, inovador e divertido de jogar. Quando procuramos criar um novo estúdio, o elemento mais importante para encontrar o parceiro certo foi concordar com os objetivos fundamentais, ou seja, ter a liberdade de assumir riscos inovadores e colocar a paixão de nossos criadores em primeiro plano. A NetEase veio para a mesa com uma forte abordagem criativa. Eles demonstraram a mesma paixão que temos por nossos jogadores e pela criação de novas experiências, aquelas que achamos que os jogadores estão procurando”, comentou o CEO Jerry Hook.
Anteriormente à fase de expansão de sua presença no ocidente, a NetEase se destacou como distribuidora dos jogos da Blizzard na China, entre outros negócios de tecnologia.