A produtora Bluehole, criadora do popular PlayerUnknown’s Battlegrounds, está acusando a Epic de copiar suas ideias com um novo modo Battle Royale que será lançado na semana que vem para Fortnite.
Em um comunicado oficial divulgado hoje, Chang Han Kim, vice-presidente da Bluehole, se disse surpreso com a decisão da Epic Games de criar uma modalidade de jogo em Fortnite que funciona essencialmente como PUBG. Ele disse que está estudando as medidas possíveis contra a concorrente, que por sinal foi aliada da Bluehole ao licenciar o sistema gráfico Unreal Engine para uso em PUBG.
“Tivemos um relacionamento contínuo com a Epic Games em todo o desenvolvimento da PUBG, pois eles são os criadores do Unreal Engine 4, o motor que licenciamos para o jogo”, disse Kim. “Depois de ouvir o feedback crescente da nossa comunidade e ver a jogabilidade por nós mesmos, estamos preocupados que Fortnite possa estar replicando a experiência pela qual PUBG é conhecido”.
“Nós também percebemos que o Epic Games fez referência a PUBG na promoção da Fortnite para a comunidade e nas comunicações com a imprensa. Isso nunca foi discutido conosco e não achamos que seja correto. A comunidade PUBG tem e continua fornecendo evidências das muitas semelhanças enquanto contemplamos novas ações”.
Curiosamente, o sucesso de PlayerUnknown’s Battlegrounds interessa a Epic, que ganha royalties sobre as vendas por conta do licenciamento do Unreal Engine 4. Certamente que romper as relações com a criadora da ferramenta seria um problema para a Bluehole.
O Battle Royale é um estilo de multiplayer competitivo no qual os jogadores exploram um mapa vasto atrás de itens e personalizações, enquanto lutam até que só um sobreviva.
Em um email, Kim disse que a equipe de desenvolvimento do Battlegrounds tem preocupações sobre a interface de usuário, a jogabilidade e a replicação estrutural de Fortnite no modo Battle Royale. Contra os argumentos da Bluehole pode ser usado o fato de que jogos no estilo Battle Royale não são grande novidade, mas o estilo apenas estourou recentemente com PUBG. Vários jogos neste gênero foram lançados antes e depois da PUBG, como The Culling, um modo em H1Z1, Ark: Survival of the Fittest e Last Man Standing.
Kim observa que o desenvolvedor de Battlegrounds, Brendan Greene, respondeu recentemente perguntas sobre a possibilidade de outras empresas replicarem a experiência de PUBG durante uma sessão no Reddit.
“Outras empresas, é claro, entrarão no mercado, mas eu espero que eles tenham sua própria proposta no modo de jogo e não apenas façam uma cópia de carbono”, escreveu ele na época.
O modo Battle Royale para Fornite será gratuito e sai na semana que vem, o que pode prejudicar os planos da Bluehole de lançar PUBG no Xbox One no final do ano.