O anúncio do lançamento oficial de Star Fox 2 pela Nintendo na última segunda-feira pegou todos de surpresa, incluindo o próprio criador do jogo, Dylan Cuthbert.
Cuthbert, que criou o jogo em parceria com a Nintendo no estúdio Argonaut, disse que não sabia da intenção da Nintendo de lançar o jogo oficialmente mais de 20 anos depois. Ao comentar a notícia ao site GamesIndustry, ele revelou que não tem conhecimento do que se passa na Nintendo mais, apesar de seu novo estúdio, o Q Games, também ser baseado na cidade de Quioto.
“Eu não sabia nada sobre isso”, disse Cuthbert. “Nós não temos nenhum trabalho com a Nintendo no momento então não haveria como eu ficar sabendo sem um contrato de confidencialidade. Por outro lado, tive uma grande e incrível surpresa como todo mundo então estou bem feliz com isso”.
Star Fox 2 foi inteiramente desenvolvido e estava pronto para ser lançado em 1995, mas acabou cancelado pela Nintendo por causa do lançamento do PlayStation em dezembro de 1994 no Japão. Na ocasião, a empresa considerou que pegaria mal lançar um jogo com ênfase nos gráficos 3D quando a Sony acabara de entrar no mercado com um novo console que apresentava gráficos 3D bem mais avançados. Com o lançamento de Star Fox 2 abortado, a Nintendo passou a trabalhar em Star Fox 64 para o Nintendo 64.
O anúncio de ontem é um caso raro, senão único, de um jogo AAA que foi abortado e lançado oficialmente décadas depois. “É um sentimento absolutamente fantástico. Incrível realmente. Talvez a primeira vez que acontece na indústria de games”, disse Cuthbert.
“Acho que a Nintendo decidiu que poderia haver uma estratégia para o futuro… e adivinhe o que? Havia”, continuou Cuthbert. “Esse é um planejamento futuro bem sério. Pequenas empresas não conseguem encontrar os dados para jogos que fizeram mesmo dez anos atrás, mas a Nintendo arquivou corretamente o trabalho e isso é maravilhoso para todos nós”.
Star Fox 2 será um dos 21 jogos incluídos do SNES Classic Mini que sai no dia 29 de setembro por US$ 79,99.