O fundador e CEO do Striking Distance, Glen Schofield, está deixando o estúdio depois do fracasso de seu jogo de estreia, The Callisto Protocol. A decisão foi anunciada pela Krafton, a editora coreana proprietária do estúdio.
Em declaração à Bloomberg, um representante da Krafton comentou que Schofield “decidiu buscar novas oportunidades”. Os diretores operacional e financeiro do Striking Distance também estão deixando seus cargos voluntariamente.
Schofield se destacou como criador da franquia Dead Space no estúdio Visceral Games em 2008 e mais tarde fundou o Sledgehammer Games, hoje um estúdio dedicado à série Call of Duty.
Quando fundou o Striking Distance em 2019, Schofield tinha em mente materializar a ideia de um jogo com história dentro do universo de PUBG, mas este acabou se transformando no jogo de terror de sobrevivência de ficção científica, muito mais parecido com seu antigo Dead Space.
The Callisto Protocol foi lançado em dezembro de 2022 e recebeu notas mediadas, ficando na média 69% no agregador Metacritic. O desempenho comercial também ficou bem aquém do previsto pela Krafton, que admitiu ter passado longe de sua previsão de cinco milhões de cópias vendidas no primeiro ano.
Segundo a Bloomberg, o Striking Distance demitiu mais de 30 funcionários nos últimos meses e que agora conta com cerca de 90 funcionários, de acordo com seu site.