Os criadores da série Diablo jogaram um balde de água fria naqueles que esperavam uma remasterização de Diablo 2 pela Blizzard. A improbabilidade da remasterização foi justificada com uma história inacreditável revelada no fim de semana durante o evento ExileCon 2019, dedicado à série Path of Exile, uma das herdeiras de Diablo.
No evento, os criadores de Diablo, Max Schaefer, Erich Schaefer e David Brevik, contaram que o código fonte de Diablo 2 e todo o material gráfico do jogo foram acidentalmente apagados dos computadores da Blizzard na fase final do desenvolvimento do jogo. E não havia backup!
“Não apenas nosso código, mas todos os nossos ativos. Irrevogavelmente, fatalmente corrompidos”, disse Max Schaefer, um dos criadores de Diablo. “Deveríamos ter um backup, mas o negligenciamos. Passamos um dia ou dois em puro pânico”, lembrou seu irmão, Erich Schaefer (via Gamespot).
Na época, a Blizzard acabou conseguindo recriar o jogo a partir da versão que os funcionários tinham como cópias de teste em seus computadores pessoais. “Nós finalmente reconstruímos muito com o que as pessoas tinham em suas casas”, explicou Erich Schaefer. “Fui para casa, retiramos o disco rígido ou o que quer que fizemos naquela época. Dias de reconstrução, o que acabou funcionando bem”.
Mesmo assim, boa parte do material de desenvolvimento de Diablo 2 acabou perdida para sempre, o que tornaria uma remasterização no estilo de Warcraft III: Reforged algo muito trabalhoso. “Seria muito difícil para a Blizzard fazer uma remasterização de Diablo 2, porque todos os ativos que usamos se perderam. Eles teriam que fazê-los do zero”, afirmou Erich.
A possibilidade de uma remasterização de Diablo 2 foi aventada antes da BlizzCon 2019. Segundo rumores, ela seria anunciada junto do tão esperado Diablo 4, mas isso acabou não acontecendo. Mas, Diablo 4 foi anunciado e parece ser o projeto que irá ocupar todo o tempo da equipe de Diablo pelos próximos meses.