Uma das grandes novidades para o segundo semestre no mundo dos videogames é o lançamento do mini-console PlayStation Classic. E a ideia da Sony de trazer 20 games nostálgicos da época do PlayStation original está gerando um grande rebuliço entre os fãs do console.
O PlayStation Classic, que contará com cabo HDMI e outras modernidades que não estão no console original (lançado em 1994), é 45% menor do que a versão antecessora.
O console está programado para chegar às lojas nos Estados Unidos no início de dezembro. Michael Pachter, analista do mercado de games, está bem otimista com o possível sucesso da versão. “Tem o preço certo e o alinhamento de jogos é bastante bom para esse valor. Não ficaria surpreendido se vendessem entre 2 a 3 milhões até o natal, e um número parecido anualmente, desde que continuem fabricando o videogame”, disse Pachter.
Os fãs ainda estão na ansiedade sobre a cartela certa de jogos que estarão embutidos no console. De acordo com a Sony, a lista dos 20 games não será atualizada após o lançamento do videogame. E, até o momento, apenas cinco clássicos já foram confirmados.
Entre os games confirmados, estão Final Fantasy VII, Jumping Flash, Ridge Racer Type 4, Tekken 3 e Ridge Racer Type 4. Todos esses títulos foram lançados há duas décadas, portanto, vale a pena lembrar sobre eles com uma prévia para o PlayStation Classic.
Tekken 3
Considerado um dos melhores jogos de luta de sua geração, Tekken 3 foi originalmente lançado para PlayStation e PC em 1997. Com mais de 8,5 milhões de cópias vendidas, ele é o quarto jogo de PlayStation mais vendido de todos os tempos.
Com o total de 23 personagens, Tekken 3 agradou aos gamers pela variação de característica dos protagonistas. Eles variam entre força e velocidade, o que torna o game muito mais voltado para a habilidade do jogador.
Outra característica marcante foi o uso da tecnologia motion capture para capturar os movimentos reais para o game. As críticas desse jogo são espetaculares. Um exemplo disso é o Metacritic, que dá nota de 96.
Final Fantasy VII
Se o Tekken 3 é o quarto mais vendido da história do PlayStation, Final Fantasy VII está duas posições acima e também com excelentes críticas especializadas.
Além de ser considerado como um dos melhores games da década de 1990, Final Fantasy VII teve um massivo investimento em sua produção. Ao todo, os produtores gastaram mais de US$ 40 milhões para fazer o jogo — uma quantia gigantesca tendo em conta que o game foi lançado em 1997. O sucesso foi tão grande que Final Fantasy VII foi um jogo marcante para popularizar os jogos de RPG (role-playing games) no mundo todo.
Jumping Flash!
Esse jogo entrou para o Guinness World Record como o primeiro de videogame em 3D verdadeiro. Lançado em 1995, Jumping Flash! fez sucesso para PlayStation como um título descontraído e divertido.
No game, o jogador controla Robbit, um coelho robô. O principal objetivo do gameplay é fazer o personagem principal seguir em constante movimento. Assim ele precisa explorar todo imenso espaço do cenário e encontrar alguns objetos para completar as missões.
Inovador e muito importante para a época, Jumping Flash! é um jogo para relaxar e jogar sem maiores comprometimentos.
Ridge Racer Type 4
Enquanto Gran Turismo prezava pela simulação das corridas, Ridge Racer Type 4 foi produzido pela Namco com características mais arcade – ou seja, sem tanto comprometimento em simular as especificações dos carros.
O jogo ficou muito conhecido pelo seu gameplay rápido e em altíssima velocidade. Até mesmo nas curvas os carros do Ridge Racer Type 4 não desaceleram muito, visto que uma das principais características do game é a derrapada (também chamada de drift).
Outro ponto marcante são os vários carros disponíveis. Ao todo, o jogador consegue desbloquear 321 veículos diferentes.
Wild Arms
Outro game de RPG que fez sucesso na época, Wild Arms não conta com gráficos tão bem trabalhados como Final Fantasy VII. Lançado em 1996, esse clássico do PlayStation consiste em batalhas e resolver puzzles.
O jogador controla os personagens em 2D para se locomover e resolver puzzles, mas as batalhas são exclusivamente em 3D. Com enredo muito bem trabalhado e elogiado pela crítica especializada, Wild Arms tem suas limitações gráficas por se tratar de um game de 1996, mas encanta pela ótima história envolvendo o passado.