Na semana passada, a produtora de Rime anunciou que o jogo custará US$ 10 a mais no Switch que nos outros consoles. A diferença de preço em um jogo que será essencialmente o mesmo chamou a atenção para o fato de que vários títulos multiplataforma poderão ser mais caros no Switch, e até agora não há uma explicação oficial para isso.
A Grey Box, que publicará Rime, justificou vagamente dizendo que considera custos de desenvolvimento e publicação ao precificar o jogo. Mas hoje o site Eurogamer encontrou uma justificativa mais sólida: os jogos no Switch podem ser mais caros por causa do custo da mídia, isto é, dos cartões microSD.
Os cartões microSD usados no Switch custam mais que um Blu-ray e quanto maior o cartão, maior é o custo, por isso as produtoras de jogos deverão tentar diminuir ao máximo o tamanho dos arquivos.
Mas mesmo em mídia digital, jogos do Switch como Puyo Puyo Tetris e o próprio Rime continuam mais caros. O motivo, segundo o site, é simples: a Nintendo exige que o preço dos jogos na eShop seja o mesmo da versão em mídia física.
Resumindo, jogos que forem lançados em mídia física deverão custar mais no Switch e a diferença tende a ser maior quando os jogos ocuparem cartões microSD maiores. Isso desde que o custo dos cartões microSD não seja reduzido consideravelmente nos próximos anos.