As demissões em massa na equipe do Xbox anunciadas pela Microsoft nesta semana envolveram o fechamento de departamentos dedicados a lançar jogos em mídia física.
Cada vez menos importantes na estratégia da Microsoft, os lançamentos em mídia física para o Xbox têm minguado à medida em que a empresa busca promover o Xbox Game Pass como seu principal produto. E mesmo quem não aderiu ao modelo de assinatura hoje encontra mais facilidade na compra dos jogos por distribuição digital no ecossistema da Microsoft, seja no Xbox ou PC, onde a mídia física foi abolida há muito tempo.
As demissões na equipe do Xbox seriam abrangentes, impactando desde estúdios recém-incorporados como a Blizzard e Sledgehammer Games, ao marketing e atendimento ao cliente.
“A Microsoft também fechou departamentos dedicados a trazer jogos do Xbox para o varejo físico. O que se você viu os vazamentos do console Xbox apenas digital, bem, você pode ter uma ideia de onde a Microsoft está indo aqui”, comentou o editor do site Windows Central, Jez Corden.
“Observação: a redução das equipes de varejo não confirma que a Microsoft está abandonando o varejo físico de jogos do Xbox ainda, eles podem terceirizar e podem estar consolidando aqui”, acrescentou ele.
Documentos vazados em setembro já haviam revelado que a Microsoft irá lançar um console Xbox Series X “adoravelmente totalmente digital” com o codinome “Brooklin” em 2024. Se os planos não foram alterados desde a criação desses documentos, o console deve ser lançado em novembro de 2024 por US$ 499.
“Existem certos jogos AAA com mais de 80% de participação digital no Xbox atualmente, então não é muito surpreendente”, comentou Daniel Ahmad, diretor de pesquisa e insights da Niko Partners, em resposta às afirmações de Corden. “Indicativo de como será a próxima geração, com certeza”, acrescentou o analista.
Recentemente a Microsoft anunciou que Senua’s Saga: Hellblade 2 será lançado apenas em formato digital. O jogo é esperado para maio no Xbox Series X|S.