Celebrado por parte da crítica especializada como um “retorno à boa forma” para a BioWare após sucessivos fracassos, Dragon Age: The Veilguard parece ser um sucesso moderado, a julgar pelo engajamento dos jogadores no Steam durante o fim de semana de estreia.
Lançado na última quinta-feira, Dragon Age: The Veilguard teve seu primeiro teste real de popularidade no fim de semana, momento em que a maioria dos lançamentos “single-player” atingem seu auge de popularidade. Para alívio da EA e BioWare, o RPG não fracassou, mas o pico de 89.418 jogadores simultâneos alcançado no domingo também não é um grande feito para um AAA, ainda mais quando se leva em consideração que o orçamento do jogo foi, segundo estimativas, em torno de 250 milhões de dólares.
Como comparação, Dragon’s Dogma 2, da Capcom, teve um pico de mais de 228 mil usuários no fim de semana de estreia em março desse ano. E na época o jogo foi muito criticado pela performance instável no PC, o que certamente prejudicou as vendas.
Baldur’s Gate 3, outro RPG desta categoria, teve 875 mil jogadores em seu auge no ano passado, e Metaphor: ReFantazio, um JRPG de orçamento menor e que pode ser considerado um título de nicho no PC, atingiu praticamente o mesmo número de Dragon Age: The Veilguard, com 85.961 usuários um mês atrás.
Embora tenha tido uma recepção bastante positiva da crítica, ficando com a média 84% no agregador Metacritic, Dragon Age: The Veilguard tem chamado mais atenção por conta de seus momentos “woke”. As notas do público têm sido majoritariamente negativas e no Metacritic o RPG está no momento com a nada honrosa média 3.9 em 10.