A ex-dubladora de Bayonetta, Helena Taylor, trouxe uma nova versão dos fatos que a levaram a recusar a proposta da PlatinumGames para dublar Bayonetta 3, agora admitindo que a oferta foi bem acima dos 4 mil dólares que ela mencionou no vídeo que viralizou na semana passada.
Taylor havia pedido um boicote do público a Bayonetta 3 por ter sido menosprezada pela PlatinumGames, que a ofereceu um cachê de 4 mil dólares para dublar a protagonista do jogo, o que foi considerado por ela uma oferta “imoral” e um “insulto”.
Jornalistas da Bloomberg e do site VGC posteriormente contestaram essa alegação e alegaram que a Platinum havia oferecido um pacote no valor de US$ 15.000, o que está dentro das regras do sindicato SAG/AFTRA. Em uma série de tweets publicados nesta segunda-feira, Taylor confirmou esse número, mas afirmou que “jornalistas poderosos” estavam tentando desacreditá-la.
“Chegou ao meu conhecimento que algumas pessoas estão me chamando de mentirosa e garimpeira. Sinto a necessidade de defender a mim mesmo e minha reputação na indústria”, escreveu Taylor no Twitter.
“Como postei na parte três do meu tópico de vídeo. Expliquei que a primeira oferta deles era muito baixa. Essa oferta foi de 10.000 dólares no total. Lembre-se, esta é uma franquia de 450 milhões de dólares (sem contar mercadorias). Então escrevi em japonês para Hideki Kamiya, pedindo o que eu valia”.
“Achei que, como criativo, ele entenderia. Ele respondeu dizendo o quanto ele valorizava minha contribuição para o jogo e o quanto os fãs queriam que eu desse a voz do jogo. Então me ofereceram mais [5.000]! Então, eu me recusei a dar voz ao jogo”.
A dubladora então disse que mais tarde recebeu “uma taxa fixa para dublar algumas falas por 4.000 dólares”, o que seria correspondente a uma participação especial em Bayonetta 3 e não mais o trabalho de dublagem completo.
“Quaisquer outras mentiras, como 4.000 por 5 sessões, são invenções totais”, comentou a atriz. “Não houve ‘negociações extensas’. Também fui informado de ficções ridículas, como pedi 250.000 dólares. Eu sou uma jogadora de equipe. Eu só estava pedindo um salário justo e digno de acordo com o valor que trago para este jogo”.
A“Recebi um total chocantemente baixo de £3.000 no total pelo primeiro jogo. Um pouco mais para o segundo. Eu queria dar voz a ela. Despertei interesse neste jogo desde que comecei no Twitter em 2011”.
“Há pessoas que estão tentando jogar sombra e desacreditar o que eu digo. A indústria é poderosa, eles têm jornalistas poderosos também. Eles estão tentando salvar seu patrimônio. Não caia nessa!”
As alegações do vídeo original de Taylor fora recebidas com solidariedade de parte do público e colegas dubladores, que há muito se queixam de serem mal pagos.
O produtor de Bayonetta 3, Hideki Kamiya, se manifestou sobre o caso dizendo que as alegações de Taylor eram mentirosas. Ele também bloqueou todos que o questionaram sobre o caso no Twitter.