Embora tenha planejado inicialmente lançar Dune: Awakening em acesso antecipado, a Funcom anunciou agora que irá saltar esta etapa e fazer o lançamento definitivo e 20 de maio.
A mudança nos planos mostra que a Funcom está mais confiante sobre a qualidade de Dune: Awakening, embora a versão a ser disponibilizada em maio não seja de forma alguma final. Segundo o diretor criativo Joel Bylos, a editora tem uma estratégia pós-lançamento bem definida e o jogo ainda receberá atualizações regulares para evoluir ao longo das semanas, meses e anos. Quanto ao modelo econômico, Bylos especifica que será um jogo premium sem assinatura, apesar da presença de microtransações e outros DLCs estéticos.
Mais precisamente, Dune: Awakening receberá grandes atualizações de conteúdo que aprofundarão a história para todos os jogadores. Esses grandes patches serão sistematicamente acompanhados por DLCs pagos, distribuídos no formato de passes sazonais.
As edições especiais de Dune: Awakening darão cinco dias de acesso antecipado para os jogadores mais afoitos ou abastados e novos servidores entrarão em funcionamento em 20 de maio para que todos os jogadores possam começar em pé de igualdade, se desejarem.
Dune: Awakening se passa em uma linha do tempo alternativa onde Paul Atreides nunca nasceu, resultando em uma espécie de efeito borboleta galáctico onde o planeta Arrakis se encontra perfeitamente dividido entre a exploração dos Harkonnens e dos Atreides.
Dune: Awakening sai no dia 20 de maio no PC, PS5 e Xbox Series X|S.