A ReedPop e a Entertainment Software Association (ESA) anunciaram que a E3 de 2023 foi cancelada.
Em um e-mail enviado a seus membros, a Entertainment Software Association explicou que embora a E3 “continuasse sendo um evento e uma marca amados”, a tentativa de reviver o evento este ano “simplesmente não atraiu o interesse contínuo necessário para executá-la de uma forma que mostrasse o tamanho, a força e o impacto de nossa indústria”.
A ReedPop, responsável pela feira PAX nos Estados Unidos, havia comprado os direitos para organizar uma nova E3 este ano. Seria a primeira E3 em quatro anos, e o evento voltaria com uma nova proposta que incluiria dias voltados à indústria e dias abertos ao público.
Porém, com as principais empresas do mercado de games, como Sony, Nintendo e Microsoft, há muito tempo comprometidas com a comunicação direta com o público através de seus canais na internet, a ReedPop não conseguiu reunir atrações suficientes para justificar uma feira no padrão da E3. A Ubisoft, que foi uma das poucas a admitirem interesse em participar, acabaram desistindo oficialmente este mês.
Após o anúncio, o organizador do Summer Game Fest, Geoff Keighley, foi ao Twitter para reiterar que seu evento, que acontece nos dias da E3, ainda está planejado. Segundo ele, o Summer Game Fest foi originalmente criado como uma solução para o que ele achava que estava errado com a E3.
“A E3 significou muito para mim e para muitos de vocês também. Há quatro anos, percebi que a E3 não estava evoluindo como precisava para competir em um mundo digital global. Então começamos a construir o que vem a seguir. Veja no Summer Game Fest em 8 de junho”, tuitou Keighley.