A EA anunciou que chegou a um acordo para comprar o estúdio Respawn Entertainment, criador da franquia Titanfall.
Pelo acordo, a EA pagará US$ 151 milhões em dinheiro e se compromete a pagar mais US$ 140 atrelados a metas de performance.
A aquisição foi motivada em parte por outra oferta recebida pela Respawn, neste caso da sul-coreana Nexon, que publicou a versão mobile de TitanFall. Pelo acordo de publicação entre a EA e o estúdio, a editora tinha até 30 dias para cobrir a oferta, o que foi feito.
O Respawn Entertainment foi fundado pelos criadores da série Call of Duty no Infinity Ward, que trouxeram para a nova casa vários membros da equipe do jogo de guerra. Após conseguir sucesso moderado com dois TitanFall para PC e consoles e um título mobile, o estúdio começou a desenvolver três projetos: um terceiro TitanFall, um jogo de Star Wars e uma experiência de VR.
“Começamos a Respawn com o objetivo de criar um estúdio com alguns dos melhores talentos da indústria e ser um dos principais desenvolvedores de jogos inovadores”, comentou o fundador Vince Zampella, após o anúncio da aquisição. “Sentimos que agora era o momento de se juntar a um líder do setor que traz os recursos e apoia nossa necessidade de sucesso a longo prazo, mantendo a nossa cultura e liberdade criativa […] Este é um ótimo próximo passo para o Respawn, a EA e os nossos jogadores”.