EA calcula que Xbox One vendeu menos que a metade do PlayStation 4

A Microsoft optou por não revelar os números de vendas do Xbox One desde que percebeu que perderia a disputa na atual geração para a rival Sony, mas de acordo com Blake Jorgensen, CFO da Electronic Arts, o Xbox One vendeu menos que a metade do PlayStation 4 até o momento.

Em uma conferência para investidores, Jorgensen colocou as vendas do PS4 em cerca de 73 milhões até o final de dezembro de 2017 e mencionou que a base instalada dos dois consoles, PS4 e Xbox One, estaria em 103 milhões. Sendo assim, o Xbox One teria chegado a cerca de 30 milhões vendidos.

A enorme diferença já era apontada por executivos de outras editoras de jogos e, segundo alguns deles, a situação fora dos Estados Unidos é ainda mais desfavorável ao Xbox One, sendo que na Europa o PlayStation 4 estaria com o triplo das vendas do rival. No Japão, que é o terceiro maior mercado mundial, o Xbox sempre sofreu grande rejeição e a diferença para o PlayStation 4 é ainda maior.

Os 73,6 milhões de PlayStation 4 vendidos até o final do ano passado são um dado oficial divulgado pela própria Sony. O número de Xbox One vendidos são estimativas internas da EA, já que a Microsoft não divulga seus dados. Porém, essa estimativa tende a ser bem precisa, pois a EA lança quase todos seus jogos nas duas plataformas e conhece muito bem o mercado.

Jorgensen também comentou que a EA espera que a base instalada do Nintendo Switch chegue a 30 milhões no final de 2018. A última divulgação oficial da Nintendo, feita no final de abril, mencionava 17.79 milhões de Switch vendidos mundialmente.

TTT