A EA confirmou que The Sims 5, atualmente chamado de Projeto René, será um “download gratuito” ou um jogo “free to play”, subsidiado pelas famigeradas microtransações.
A opção pelo modelo gratuito vazou alguns meses atrás e foi confirmada no programa Behind the Sims da Maxis, que traz regularmente notícias sobre o Projeto Rene. Lyndsay Pearson, vice-presidente responsável pela franquia Sims, explicou sua monetização, que se concentrará no lançamento regular de DLCs e pacotes de itens. Pearson alerta que não devemos esperar paridade de recursos com The Sims 4 desde o lançamento, e que The Sims 5 será inicialmente um esqueleto a ser desenvolvido com base nas lições do episódio anterior.
Por exemplo, se o clima estava anteriormente condicionado à compra do pacote The Sims 4: Seasons, o novo jogo oferecerá um sistema climático básico desde o início, que pode então ser completado com um hipotético Pacote de esportes de inverno. A ideia é disponibilizar sistemas globais e o mais versáteis possível para que todos possam se divertir com os amigos sem pagar nada. A fórmula ainda promete ser mais coerente do que antes em alguns aspectos.
Em outras notícias importantes, a Maxis especifica que The Sims 4 coexistirá com o Projeto Rene, e que novos pacotes de conteúdo continuarão chegando para abastecer sua família virtual. Além disso, o novo kit de itens “Home Chef Hustle” será revelado com mais detalhes amanhã e terá como foco a cozinha, com máquinas de waffle, cupcakes, uma nova interface para selecionar suas receitas e outros cosméticos relacionados à comida.
Nenhuma janela de lançamento foi especificada ainda para The Sims 5.