Após o jornalista Jeff Grubb afirmar que a EA cancelou o desenvolvimento de um remake de Dead Space 2, fontes da própria EA teriam revelado à Bloomberg que o plano da produtora era de fazer um Dead Space original, mas o projeto não recebeu o sinal verde por causa de vendas baixas de Dead Space Remake.
A EA negou parcialmente o primeiro rumor, afirmando que não cancelou o desenvolvimento de um remake de Dead Space 2. E não cancelou porque o projeto deste novo remake não chegou a sair do papel, assim como a ideia de um novo Dead Space.
“Normalmente não comentamos rumores, mas não há validade nesta história”, disse um porta-voz da EA ao IGN, sobre a notícia do cancelamento do remake de Dead Space 2.
Em seguida, Jason Schreier, da Bloomberg, recebeu informações mais detalhadas sobre a situação através de uma fonte que pediu para não ser identificada, pois não estava autorizada a discutir o assunto publicamente. Esta revelou que o estúdio Motive da EA considerou fazer um remake de Dead Space 2 após o lançamento de Dead Space Remake em janeiro de 2023, mas acabou se interessando mais pela ideia de um Dead Space original, após passar “alguns meses explorando ideias” para ele.
No entanto, o projeto do novo Dead Space nunca recebeu luz verde da EA e foi arquivado ainda no primeiro semestre de 2023, devido às vendas decepcionantes do remake. Desde então, a série Dead Space está novamente “pausada” na EA.
Oficialmente, o EA Motive comentou o assunto dizendo que continua funcionando com dois projetos por vez, e no momento esses dois são o jogo do Homem de Ferro e o próximo Battlefield.