A EA decidiu que não produzirá mais jogos na série Project Cars, que tornou parte de seu portfólio com a compra da Codemasters no ano passado. A equipe de desenvolvimento do Slightly Mad Studios está sendo realocada em outras áreas na EA Sports.
O Slightly Mad Studios foi adquirido pela Codemasters em novembro de 2019 por US$ 30 milhões e desde então lançou Project Cars 3 em 2020 e Project Cars Go para celulares em 2021. Com a compra da Codemasters em 2021, a EA assumiu os direitos de todo o portfólio de jogos de corrida da editora britânica, entre os quais Project Cars era um dos destaques.
“Após uma avaliação do próximo título de Project Cars e seu potencial de crescimento a longo prazo, tomamos a decisão de interromper o desenvolvimento e o investimento na franquia”, anunciou a EA.
“Decisões como essas são muito difíceis, mas nos permitem priorizar nosso foco em áreas onde acreditamos que temos a oportunidade mais forte de criar experiências que os fãs vão adorar”.
“Estamos nos concentrando em nossos pontos fortes em nosso portfólio de corridas, particularmente IP licenciada e experiências de mundo aberto, e expandindo nossas franquias para ser mais socialmente lideradas com serviços ao vivo de longo prazo que envolverão comunidades globais”.
“Os jogos estão no centro do entretenimento esportivo e de corrida e, com as mudanças nas expectativas dos fãs, reconhecemos a necessidade de evoluir nossos jogos além do puro jogo, proporcionando experiências para os fãs também assistirem, criarem e se conectarem com seus amigos”.
“Estamos trabalhando com todos os afetados por esta decisão para colocá-los em funções adequadas em nosso portfólio da EA Sports e corridas, bem como em outras partes da EA, sempre que pudermos. Nossa prioridade agora é fornecer o máximo de apoio possível ao nosso pessoal durante essa transição”, encerrou a editora.
A série Project Cars começou em 2015 com a proposta de misturar realismo de simulador e uma pitada de arcade nos consoles e PC. O sucesso do primeiro jogo levou à sequência também bem sucedida dois anos mais tarde, até que Project Cars 3, lançado em 2020, foi recebido com menos entusiasmo.
As vendas digitais de Project Cars 1 e 2 foram interrompidas em outubro e setembro, respectivamente, por conta do fim de contratos de licenciamento para algumas pistas e carros.