Mass Effect Andromeda foi muito criticado, mas o jogo pode não ser o fim da linha para a franquia Mass Effect. Na visão do vice-presidente da EA, Patrick Sunderland, houve certo exagero nas críticas a Andromeda e eles ainda vêm a franquia com bons olhos.
“Eu geralmente não faço isso, mas esse é uma daquelas situações onde eu sinto que o jogo foi criticado um pouco mais do que merecia”, disse Soderlund ao site GameReactor. “Eu acho que ele é realmente um ótimo jogo. Sim, temos que reconhecer o fato de que houve algumas coisas que talvez possamos ter feito melhor, absolutamente, mas como um todo, se você entrar e comprar o jogo hoje com tudo que está nele, acredito que é um jogo que vale a pena comprar, pessoalmente”.
Para o executivo, o futuro de Mass Effect depende apenas da oportunidade de criarem algo novo e relevante na franquia, pois a base de fãs ainda existe e é grande.
“Para Mass Effect como uma franquia, que tem uma base de fãs tão grande… você sabe que eu vi pessoas dizendo ‘Oh, a EA não está fazendo outro Mass Effect’. Não vejo nenhuma razão por que não devemos voltar ao Mass Effect”, disse ele.”Por que não? É um universo espetacular, é uma série amada, tem uma grande base de fãs e é um jogo que fez muito para a EA e para a BioWare”.
“O que precisamos ter cuidado é que, sempre que voltamos a Mass Effect, precisamos ter certeza de que estaremos trazendo ele de volta de uma forma realmente relevante e em um lugar novo e excitante. Esse é o meu trabalho, e esse é o trabalho de Casey Hudson, o trabalho da equipe de Mass Effect e BioWare, de descobrir como ele será, e isso ainda não sabemos, mas saberemos”.
A EA tentou resolver vários problemas de Mass Effect Andromeda com o lançamento de correções ao longo das primeiras semanas após o lançamento do jogo, mas talvez tenha sido insuficiente diante dos memes e a velocidade com que os comentários negativos se espalharam.
Hudson e boa parte da equipe mais sênior da BioWare está atualmente trabalhando em Anthem, a nova franquia da produtora.