A suspeita de que o primeiro e único DLC de Elden Ring seria farto em conteúdo foi confirmada pelas primeiras prévias do jogo publicadas em sites internacionais, que falam de uma aventura com pelo menos 30 horas de duração, mais de 10 grandes chefes de fase e mais de 100 novas armas.
Convidados pela Bandai Namco para uma sessão de poucas horas do DLC, os jornalistas que tiveram acesso à prévia de Elden Ring: Shadow of the Erdtree falam de uma expansão enorme, mas que é essencialmente mais Elden Ring, com foco no que realmente importa: a exploração e os novos desafios, e não tanto na expansão da “lore”.
O novo cenário, a Terra das Sombras, é descrito pela reportagem da revista Game Informer como um novo mundo com uma atmosfera sombria e misteriosa, diferente do mapa original do jogo. A área é marcada por campos gramados com lápides fantasmagóricas, arcos de pedra antigos e uma enorme Erdtree com um dossel etéreo.
A primeira área explorada na prévia inclui o Belurat Tower Settlement, um castelo abandonado situado em um platô elevado. O local apresenta telhados de terracota e panos ornamentados, além de características aquáticas como fontes e uma cachoeira natural. O castelo é habitado por diversos inimigos, incluindo espíritos negros, um escorpião gigante e um cavaleiro dourado que empunha duas espadas.
O primeiro chefe nesta área é o Leão Dançante visto no trailer. Segundo a FromSoftware, há pelo menos 10 grandes chefes no DLC.
Outra localidade, o Castle Ensis, é uma edificação imponente acessível por uma longa ponte. A área é protegida por guardas, cães ferozes, magos que lançam projéteis mágicos e feiticeiros mascarados. O principal desafio do castelo é a luta contra Rellana, Twin Moon Knight, uma guerreira formidável que empunha duas espadas imbuídas de magia e se move com grande velocidade.
Novos inimigos, como o gigante com cesto de fogo, também são descritos nas prévias. Este, que também foi visto no trailer, é um inimigo colossal que carrega um cesto de fogo nas costas e pode rolar pelo chão, chutar pedras e lançar explosões de fogo.
Há ainda um novo pássaro gigante que cospe fogo negro e ataca de seus poleiros, um escorpião gigante com pinças esmagadoras, ferrão venenoso e muitos olhos, um cavaleiro dourado que empunha duas espadas e pode realizar ataques devastadores.
Rellana, Twin Moon Knight, é a chefe final de Castle Ensis. Trata-se de uma guerreira poderosa que usa magia, se move com rapidez e pode conjurar ataques elementais.
Shadow of the Erdtree também introduz novas mecânicas como a Scadutree Blessing, um novo item de upgrade que aumenta a resistência física do jogador e os Mapas de Miquella, que revelam a localização das “pegadas” de Miquella e dão pistas sobre a história da expansão.
A expansão introduz 100 novas armas, incluindo a Red Bear Hunt, uma luva que simula as garras de um urso, e a espada flamejante do cavaleiro de fogo.
Quem for rápido aos objetivos deverá gastar cerca de 30 horas para completar Shadow of the Erdtree, o que significa que a expansão tende a render muito mais.
Sobre o nível recomendado para a exploração, a FromSoftware sugere entre 120 e 150, mas haverá uma mecânica para ajudar os personagens de nível inferior.
E finalmente, sobre as novas armas, que serão mais de cem, essas incluem novas classes como: Katanas grandes, mão a mão, armas de arremesso, escudos de lança, espadas de mão reversa, frascos de perfume, espadas grandes leves e garras de besta.
Elden Ring Shadow of the Erdtree sai em 21 de junho para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S.