A Epic apresentou três demonstrações impressionantes das futuras versões do Unreal Engine durante a Game Developers Conference, em San Francisco. A próxima grande inovação para o motor gráfico será a capacidade de renderizar cenas com ray-tracing, isto é, iluminação e reflexos complexos, em tempo real.
Para demonstrar como serão os gráficos com ray-tracing em tempo real, a Epic colaborou com a ILMxLAB para criar uma cena de Star Wars envolvendo os Stormtroopers e a Capitã Phasma. O resultado é bem próximo, senão indistinguível, do que se vê nos filmes.
Mas antes de se entusiasmar e declarar que os jogos chegaram finalmente ao nível de perfeição gráfica, é bom considerar que a demo em questão foi gerada em uma NVIDIA DGX Station com quatro GPUs Tesla V100 conectadas por NVLink e roda “apenas” em 1080p a 24 quadros por segundo, frame-rate que é padrão para o cinema mas pouco para jogos. Significa dizer que a tecnologia para tanto poder computacional ainda está alguns anos distante do que seria viável para um console ou computador pessoal.
Outras duas demos foram criadas em parceria com as empresas 3Lateral, Cubic Motion, Tencent e Vicon para demonstrar a renderização em tempo real a partir de captura de movimentos e detalhes faciais complexos. Para tanto, foi criado um modelo 3D da atriz chinesa Bingjie Jiang, que foi interpretada em tempo real por outra atriz, Alexa Lee. Para a outra demo, foi criada uma versão digital do ator Andy Serkis, o Gollum de Senhor dos Anéis.