A Epic Games revelou algumas novas ferramentas processuais para o Unreal Engine 5.2, junto de várias demonstrações de jogos que estão sendo desenvolvidos no “engine”.
A nova ferramenta de geração processual visa permitir que os desenvolvedores de jogos criem mundos complexos a partir de uma pequena amostra de modelos artesanais, deixando o resto para o Unreal Engine 5 gerar processualmente. Uma ponte, por exemplo, pode ser inserida facilmente em um ambiente e mesclada pela própria ferramenta ao cenário, com pouca ou nenhuma intervenção do artista.
Como exemplo, a Epic mostrou um cenário de 4 km por 4 km feito a partir de um quadrado de 200 por 200 m construído à mão por um desenvolvedor. O resto é feito pelo Unreal Engine.
Já o Metahuman, a tecnologia para construir humanos digitais, está recebendo uma atualização chamada Metahuman Animator, que pode transformar rapidamente a captura do rosto de um ator, até mesmo a partir de um vídeo do iPhone, em um model realista de jogo com a tecnologia do Unreal Engine.
A atriz de Hellblade, Melina Juergens, subiu ao palco para demonstrar a tecnologia, como pode ser visto aqui.
Outra novidade anunciada pela Epic Games é a unificação de todos os seus diferentes mercados de ativos sob uma nova marca, Fab. A nova loja incluirá ativos do Unreal Engine Marketplace, Quixel Bridge, Artstation Marketplace e Sketchfab, e a Epic dará aos criadores 88% dos ganhos na loja, como acontece com a Epic Games Store.
“Antigamente, todo desenvolvedor de jogos criava todo o conteúdo de seu produto do zero. Cada vez mais, os mercados de conteúdo, como o Unreal Engine Marketplace e a Asset Store da Unity, fornecem enormes bibliotecas de conteúdo que os desenvolvedores de jogos podem licenciar de criadores de conteúdo independentes e usar em seus jogos”, disse a Epic. “Acreditamos que essa tendência crescerá significativamente à medida que os criadores de experiências em Fortnite, Roblox, Minecraft e outros mundos 3D olharem para esses mercados como fontes de conteúdo metaverso e à medida que os jogadores cada vez mais constroem e personalizam seus próprios espaços 3D online”.
Falando em Fortnite, a Epic apresentou um novo conjunto de ferramentas criativas da Epic Games para o título, que permitirá que projetos do Unreal Engine 5 sejam publicados diretamente no jogo.
“Estamos trabalhando para este momento há muito tempo… Fortnite está se tornando um ecossistema”, disse a Epic Games. “Isso significa novas ferramentas para projetar, desenvolver e publicar jogos e uma nova economia que recompensa os desenvolvedores. Essas atualizações nos aproximam da visão da Epic de um metaverso conectado com bilhões de jogadores desfrutando de criações de alta qualidade feitas por milhões de desenvolvedores”.
“No centro de tudo isso está o Unreal Editor for Fortnite, disponível hoje em beta público na Epic Games Store. É um novo aplicativo para PC que traz o poder do Unreal Engine para a escala do público Fortnite, profundamente integrado ao jogo com novos fluxos de trabalho que o PC e todas as outras plataformas podem criar juntos, de forma rápida e fluida. Chamamos isso de UEFN para abreviar”.
Esses recursos são novidades do Unreal Engine em sua versão 5.2, que já está disponível como uma prévia para desenvolvedores.