A crise no Embracer Group atingiu o estúdio Lost Boys Interactive, uma equipe auxiliar do Gearbox Software que trabalhou em jogos como Borderlands 3 e Tiny Tina’s Wonderlands. Uma “parcela considerável” da equipe do estúdio foi demitida na última sexta-feira.
O estúdio foi adquirido em 2022 pela Gearbox, que por sua vez é propriedade do Embracer, e cresceu rapidamente para 400 pessoas. Como várias outras empresas de tecnologia e criação de jogos, fica evidente que o plano de crescimento foi superestimado, mas no caso do Lost Boys, há ainda o agravante de estar sob a hierarquia do Embracer, que enfrenta uma grave crise financeira desde o ano passado e está procurando um comprador para o Gearbox Software.
Embora ainda não esteja claro exatamente quantos funcionários foram demitidos, o ex-produtor de estúdio Jared Pace postou no LinkedIn que foi “uma parcela considerável”, incluindo ele mesmo.
“Ainda estou tentando entender o alcance de tudo isso”, escreveu o produtor. “Mas infelizmente esta é uma música e uma dança com as quais todos estamos familiarizados”.
A Embracer anunciou em junho de 2023 que estava implementando um programa de reestruturação que envolveria o fechamento de estúdios, demissões e cancelamento de alguns projetos. Desde então, o grupo já fechou estúdios como o Volition, desenvolvedor de Saints Row, o Campfire Cabal e o Free Radical Design, enquanto outros foram colocados à venda, entre eles a própia Gearbox, proprietária do Lost Boys.
Em 2023 o grupo fez mais de 900 demissões em estúdios que incluem também o Crystal Dynamics, Beamdog, Zen Studios e Fishlabs. No mês passado, o Embracer também dispensou parte das equipes da New World Interactive, 3D Realms e Slipgate Ironworks.