O Monolith Productions pretendia criar um jogo original que iria evoluir o aclamado sistema Nemesis introduzido em Middle-earth: Shadow of Mordor, mas acabou tendo que desenvolver o jogo da Mulher Maravilha escolhido pelos executivos da Warner Bros. Games. O estúdio e o jogo de Mulher Maravilha (Wonder Woman) foram encerrados essa semana, após anos de desenvolvimento conturbado e mais de US$ 100 milhões consumidos no projeto.
Segundo o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, após o sucesso de seus dois jogos baseados em O Senhor dos Anéis (Middle-earth: Shadow of Mordor e Middle-earth: Shadow of War), o Monolith começou a criar uma propriedade original que iria expandir o sistema Nemesis, considerado o ponto mais forte dos dois jogos anteriores. Este sistema cria NPCs que são capazes de evoluir e ganhar mais personalidade de acordo com seus encontros com o jogador. Por exemplo, se um orc consegue matar o protagonista em combate, ele voltará a aparecer como um soldado de nível mais avançado e até ganhar um nome próprio.
O jogo original do Monolith foi desenvolvido até 2021, quando a Warner Bros. decidiu que não queria seus estúdios criando propriedades originais, mas explorando suas franquias bem estabelecidas. Para o Monolith, coube então a responsabilidade de criar um jogo de Mulher Maravilha, enquanto a Warner cancelava seu jogo original.
“Durante esse tempo, está meio claro para as pessoas na Warner Bros que esse jogo não vai acontecer, porque as pessoas na Warner Bros não estão interessadas em novos IPs”, disse Schreier.
O estúdio começou a trabalhar em Mulher Maravilha em meados de 2021 e o jogo foi anunciado mais tarde naquele ano no The Game Awards com um trailer teaser.
Inicialmente, o Monolith tentou adaptar o sistema Nemesis a Mulher Maravilha, mas da forma inversa, com a heroína podendo fazer amizades com NPCs que se tornariam coadjuvantes. Mas a ideia não funcionou e o projeto acabou sendo reiniciado no começo de 2024 com novos diretores e ambições criativas menores, se tornando mais um jogo de ação simples como God of War.
“A principal coisa que foi reiniciada, eles estavam brincando com a ideia de que a Wonder Woman faria amizade com as pessoas, era o Sistema Nemesis ao contrário, onde eles se tornariam seus aliados, e não estava dando certo”, comentou Schreier. “Eles o reiniciaram para ser mais um jogo de ação mais tradicional no estilo God of War, mas já era tarde demais”.